Será que estamos presenciando um novo ciclo de alta no Ibovespa? Vamos realizar o estudo do dia sobre o índice Ibovespa que vem apresentando nas últimas semanas uma sequência de altas.
Essa movimentação do Ibovespa é uma excelente fonte para realizarmos nosso estudo de price action com o objetivo de aperfeiçoarmos nossa capacidade de análise, não importando a modalidade de trade ou ativo que você opera o irá analisar, pois os comportamentos se repetem.
Como já de costume, sempre reforçamos que não se trata de uma recomendação de compra ou venda de ativos, mas sim um estudo sobre price action, com o objetivo de aprimorar a capacidade de análise dos preços para a tomada de decisão.
Padrão de Comportamento do Ibovespa
Para termos um olhar de mais longo prazo, realizando o estudo de price action, precisamos olhar mais de longe. Vamos identificar onde os preços estão localizados e qual padrão de comportamento temos no Ìndice Ibovespa.
Olhar os tempos gráficos maiores ajuda na análise de contexto mais ampla e consequentemente facilita o padrão de comportamento dos preços em um prazo maior. Portanto, analisemos a figura abaixo:
Veja que quando olhamos para um período de dias maior, vemos claramente que o Índice Ibovespa se encontra em comportamento lateral e os preços estão altos nessa lateralidade. Veja também que há pressão compradora no ativo.
Vejamos o mesmo ativo no gráfico diário com menos zoom para demonstrar o mesmo padrão de comportamento e o que podemos esperar com base no que os preços nos mostram.
Observe que fica claro o padrão lateral dos preços. Outra informação que é notória é a pressão imposta pelos touros nos preços. E como isso ajuda no processo de decisão? É o que veremos a seguir.
Como Atuar no Ibovespa no Comportamento Identificado
Temos claramente a pressão compradora atuando nos preços, o que induz o trader a tomar posição comprada, seja no Índice Futuro ou em alguma ativo que tenha maior correlação com o Ibovespa.
Porém ao analisar o contexto e identificar que há uma lateralização, há uma prudência em tomar uma posição em uma região onde a vantagem já não tão favorável ao trader E por todo o contexto de pressão dos touros visto, também não vai sair vendendo.
Vimos que trata-se de um range amplo,e para tomar uma posição com mais veemência na posição comprada é importante observar que os preço consigam fugir da região lateral. Já quando falamos em especulação e day trade, podemos usar essa pressão a nosso favor.
Dito isto, o trader, ao querer assumir uma posição vendida (vender alto na lateralidade) em um ativo que apresente comportamento parecido com o que estamos vendo, pode ser mais prudente aguardar um padrão de comportamento de reversão.
E se o desejo for assumir uma posição comprada, tenha o conhecimento que está em uma região onde pode ocorrer uma pressão contrária, assim, caso ainda queira assumir o risco da entrada, pode dosar seu risco em relação ao seu capital.
Trabalhando com essa relação entre o padrão de comportamento e a melhor opção onde se posicionar em cada padrão, te deixará mais assertivo em suas trades. A paciência é exigida a todos os traders.
Analisando a Pressão e o Canal Estreito
Vamos analisar detalhadamente a perna de alta e quais alguns trades que poderiam ser esperados com base na análise de pressão observada. Assim, vamos realizar um estudo de price action, no recorte abaixo.
Veja que no recorte da figura acima, temos claramente um canal estreito. Caso não saiba como operar um canal estreito, recomendamos a leitura do artigo de padrões de tendência.
Como vemos no gráfico diário, poderia ser qualquer ativo ou qualquer tempo gráfico, não é prudente operar contra um canal estreito, principalmente com uma pressão compradora intensa. De tal forma, que correções, em canais estreitos tendem a falhar.
Saiba que as primeiras correções em canais estreitos tendem a falhar!
Portanto, tais correções geram oportunidades de entradas como demonstrado nos círculos 1 e 2. Em ambos os casos, a correção abaixo da barras anterior vale uma entrada. Já no círculo 3 temos um aparente início de uma lateralização, gerando compra no suporte ou abaixo da mínima do candle anterior ou do candle negativo.
Agora chegamos a um ponto interessante no estudo. Onde vamos ver como poderia ser uma operação no day trade com base no que estamos vendo no gráfico diário.
Tomando Posição no Day Trade
Tomemos o círculo 1 como exemplo para nosso estudo e considere que não tenhamos as barras seguintes.
Como relatamos, temos claramente um canal estreito, e uma tendência de alta. Assim, sabemos que uma primeira tentativa de correção pode gerar uma falha. Então é um trade a ser aguardado no day trade caso ocorra alguma tentativa de correção.
E deixando bem claro, que sua entrada será de acordo com o gráfico intraday que você está operando. Nesse exemplo em questão usamos o tempo gráfico de 5min para o day trade. Vejamos a figura abaixo, usando o índice futuro para o exemplo.
Temos na figura acima um movimento de comportamento lateral, no gráfico de 5 min, que representa o candle do círculo 1 do diário. Sendo assim, marcamos a máxima e a mínima do dia ou desse candle.
Obviamente que há outros trader que podemos comentar, porém o objetivo deste artigo será destacar o trade a ser realizado a partir da análise de um tempo gráfico maior é como se beneficiar disso para o day trade.
Como já vimos que há um canal estreito no diário, e sabendo da lateralidade no nessa região de preço no gráfico de 5min, ao mercado romper a mínima o trade pode aguardar um sinal de entrada.
Na seta 2 vale um entrada por estar baixo na lateralidade e ter realizado uma tentativa de perda da mínima. Porém veja que o trade não evolui. A pressão vendedora continua, e o mercado faz nova mínima no intraday.
Na seta 3 vale nova entrada, pois estamos aguardando uma recuperação do mercado devido ao padrão do diário, e observe que os preços formam uma cunha, três puxadas para baixo. Vejas as setas 1, 2 e 3.
Retomada da Alta no Ibovespa
Você irá observar que o trade ocorre praticamente no final do dia não evoluindo, fechando com indicação de reversão. E vale a pena observar que o dia seguinte abre com o um gap de alta, dando o tom do dia.
Veja que, mesmo abrindo no meio da lateralização, a pressão compradora impera. As tentativas de correções falham (setas 1, 2 e 3) e obriga os preços a expandirem gerando um novo topo.
Na seta 4 o mercado faz um correção profunda e em seguida sinaliza uma reversão (círculo azul). Aqui chamo a atenção para a perna de pressão dos 3 candles, reforçando a reversão, a hipótese de lateralidade, com objetivo no alvo, que nesse caso foi cumprido.
O que Podemos Concluir
Vejamos como foi os dias seguintes no mercado, no gráfico diário.
Veja que, conforme demonstramos na figura 1, quando iniciamos este artigo, o índice está em uma região alta em uma lateralização. Sendo uma região onde não há vantagem para o trader assumir risco de uma posição a favor, nesse caso.
De tal forma o mercado encontrou pressão de venda, realizando uma correção. Porém, pela pressão comprada demonstrada até o momento, é possível que o mercado ainda possa tentar retomar a alta.
Venda, para uma correção mais profunda ou até reversão, é recomendado aguardar um padrão mais robusto, como um topo duplo. Portanto, por tudo visto aqui, é provável que ocorra uma nova tentativa de retomada dos preços.
Assim, podemos concluir que os padrão de fato auxiliam na tomada de decisão, assim com a análise de um contexto de forma geral irá contribuir mais ainda para o trader tomar decisões em qualquer modalidade de trade.