Esses são os melhores filmes sobre a bolha imobiliária de 2008, pois mostram os bastidores da crise, seguindo uma cronologia que facilita o entendimento e abordando a principal causa da crise.
Ambos os filmes demonstram como o jogo de interesses e a desregulamentação bancária foi avançando ao longo dos anos, o que permitiu que bancos assumissem riscos exponenciais.
Fica claro também como a impunidade impera sobre os agentes causadores dessa crise que afetou o globo. São filmes que não somente os amantes do mercado financeiro irão ver e rever algumas vezes.
Filme a Grande Aposta
Sem dúvidas, um dos melhores filmes sobre a bolha imobiliária de 2008; A Grande Aposta ou em inglês, The Big Short é baseado em fatos reais e retrata como nenhum outro sobre a bolha imobiliária americana e que afetou o mundo
O filme segue um grupo de investidores improváveis, incluindo o ex-médico e investidor Michael Burry (interpretado por Christian Bale), o ambicioso gerente de fundos hedge Mark Baum (interpretado por Steve Carell) e o casal Charlie Geller e Jamie Shipley (interpretados por John Magaro e Finn Wittrock).
Ainda acompanha um corretor de Wall Street, Jared Vennett (interpretado por Ryan Gosling), que auxilia a equipe de Mark Baum a realizar as apostas arriscadas contra os bancos e agências de crédito hipotecário.
Esses investidores descobrem uma bolha imobiliária em ascensão e decidem apostar contra o sistema financeiro dos Estados Unidos.
O filme, A Grande Aposta, é um filme intrigante, abordando um tema sério, mas trazendo uma leveza e com uma linguagem simples e explicativa.
O filme demonstra como a ganância e excesso de impunidade podem levar a consequências financeiras trágicas. Também deixa claro como funciona o jogo de interesse e a impunidade sobre os causadores da crise.
É uma visão fascinante dos bastidores da crise financeira global de 2008, com atuações brilhantes de uma super elenco e o excelente roteiro que cativa o espectador do início ao fim, principalmente os amantes do mercado financeiro.
O filme saiu recentemente do catálogo da Netflix e está atualmente no catálogo do Prime Vídeo.
Documentário Trabalho Interno
O filme Trabalho Interno é um documentário que aborda as causas e efeitos da bolha de 2008. Nos faz compreender como funcionam as articulações de interesses e também nos faz refletir sobre quem são os principais beneficiados.
O documentário é revelador sobre a crise que abalou o mundo. Apresenta entrevistas com especialistas, incluindo economistas, políticos e executivos do setor financeiro, acadêmicos e jornalistas, que analisam as causas e consequências da bolha imobiliária.
Dirigido por Charles Ferguson, o documentário expõe as práticas corruptas e imorais de Wall Street que foram causadoras da crise, incluindo a concessão de empréstimos imobiliários irresponsáveis, venda de títulos de dívidas e especulação excessiva.
Assim como no filme A Grande Aposta, o documentário, Trabalho Interno, revela como as agências de risco e reguladoras, incluindo o Estado Americano, foram incompetentes em cumprir com suas responsabilidades de monitorar e regulamentar o setor.
O documentário nos deixa informações valiosas sobre como a crise foi causada e lições a serem aprendidas para evitar que algo semelhante ocorra novamente. Porém, fica claro que a impunidade ainda é imperativa sobre esses agentes.
Tal impunidade nos deixa a seguinte reflexão: Será que aprenderam realmente a lição? Pois, o que é mais revelador no documentário é que os principais prejudicados por toda a “farra” foram as pessoas comuns.
Trabalho Interno, nos deixa uma profunda análise e necessária da crise financeira global de 2008 e uma chamada para reformar financeiras que objetivam proteger os pequenos investidores e o sistema financeiro em geral.
O filme saiu recentemente do catálogo da Netflix e está atualmente no catálogo do Prime Vídeo, porém para alugar, dependendo do tipo da sua assinatura.
Porque são os Melhores Filmes Sobre a Bolha Imobiliária de 2008
Embora em formatos diferentes, um filme de gênero drama e comédia e outro em formato de documentários, ambos trazem as causas e consequências da crise. Além de uma reflexão sobre a imoralidade que ocorre em Wall Street.
São excelentes opções, que informam de maneira didática aos interessados sobre a crise que abalou o mundo em 2008.
Com toda a certeza vale muito a pena assistir ambos e ainda será possível verificar que se complementam.
Boa diversão!