Operar Contra a Tendência só no Contexto Correto

Importante que você saiba que é possível operar a tendência, porém no contexto correto. Ir contra uma tendência é sempre um trade de menor probabilidade, por esse motivo diversos teóricos recomendam que as operações sejam a favor da tendência.

Porém, cuidado, com falsas promessas de “magos financeiros” com setups mágicos que somente encontram oportunidades contra a tendência. Procure obter capacidade de análise e leitura do comportamento dos preços e seja independente nas suas decisões.

O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão ao trader, reafirmando que operar a favor da tendência será mais favorável; mas, sim, também é possível realizar operações contra a tendência, portanto que se identifique o contexto.

Fonte: Canva

Começando pelo comportamento dos preços

É um grande erro, somente procurar topos e fundos para realizar suas operações, seja em qualquer modalidade de trade. Sendo o day trade, o principal foco de atração de novos trades para o mercado.

O que você mais vai ver são muitos conteúdos prometendo facilidades e ganhos fáceis, golpes em sua grande maioria. Porém, há muito poucos conteúdos responsáveis que vão ensinar a identificar padrões e a compreender o comportamento dos preços.

O fato é que operar deve ser simples. Porém, analisar e compreender o contexto requer treinamento e prática. E isso só se consegue estudando os gráficos e praticando. 

Em suma, o comportamento dos preços, são fáceis de identificar pelos suportes, resistências e padrões gráficos. Operar de acordo com cada padrão de comportamento dos preços vai trazer mais vantagem nas operações.

É Possível Operar Contra a Tendência?

A resposta é simples; sim! Porém muitos traders insistem em somente operar contra a tendência, deixam de obter lucros maiores e realizar trades mais tranquilos e assertivos, pois trades a favor da tendência oferecem maior probabilidade. 

Inicialmente vamos exemplificar e demonstrar dois padrões de tendência: canal estreito e canal amplo. Cada um tem suas características específicas, que veremos que um permite realizar operações contra a tendência é outro é altamente arriscado para o trader. 

Canal Estreito

Vemos na figura acima uma região de tendência, onde há clara pressão vendedora. Observe que não não há correções, e quando ocorrem são bem curtas. Entenda que quanto mais forte a tendência, é mais fácil operar a favor. 

Nessas situações a melhor opção para operar contra a tendência é ter paciência e aguardar um padrão de reversão. Um fundo duplo, no caso da tendência de baixa do exemplo ou um topo duplo no caso de tendência de alta.

Vamos comparar no exemplo abaixo e de imediato veja que há diferenças óbvias que destacamos a seguir.

Canal Amplo

Veja que é claro que no padrão de comportamento de canal amplo, pela sua característica é possível operar contra a tendência de forma mais assertiva, pois nesse padrão de comportamento há correções profundas.

Saiba atuar no mercado, tomando decisões com base na ação do preço, é simplesmente identificar os padrões e operar de acordo com o contexto.

A verdadeira vantagem está em operar de acordo com o comportamento ou padrão demonstrado pelos preços.

Padrões Gráficos e suas Operações

Como reforçamos durante este artigo, para o trader que dispõe a operar contra a tendência predominante, é fundamental que saiba reconhecer os padrões de comportamento dos preços e saber quando buscar operações contra a tendência. 

Cada padrão gráfico tem sua característica e ajuda o trader a se posicionar melhor diante da probabilidade da movimentação do preço. 

Como já vimos em nosso curso de price action, temos apenas os padrões de lateralidade e os padrões de tendência. Junto a análise de pressão das pernas contribuem na decisão das operações, seja a favor ou contra uma tendência. 

Conclusão

É  um consenso entre os teóricos e a grande maioria dos traders, que operar a favor da tendência é probabilísticamente mais favorável. Porém, saber quando e como se posicionar aumenta sua assertividade e lucro.

Porém o mercado muda de comportamento, entrando também em ciclos de lateralidade, e isso proporciona ao trader oportunidades para especular buscando operações de trades de acordo com a ação do preço. 

De tal forma, é possível buscar operações contra a tendência, portanto, que o contexto permita ao trader alguma vantagem. Assim, temos os canais amplos, as reversões e as lateralidades, que no contexto podem permitir tais trades contra a tendência.

O contexto é sempre importante para a tomada de decisão, principalmente, se esta entrada for contra uma tendência.

Veja o próximo artigo sobre o estudo dos padrões OCO e OCOI.

Scroll to Top