Vamos estudar a falha de rompimento no índice Ibovespa. Há aspectos que valem a pena serem ressaltados neste estudo de falha de rompimento ocorrendo um dia de forte correção vista no índice em, 27/07/2023.
Os artigos de sites de notícias de economia, e até os economistas pagos para comentar sobre o que motivou a que expõem sua análise, porém para nós o que importa efetivamente é a ação do preço e é nisso que vamos focar e estudar neste artigo.
Vale sempre ressaltar que este artigo tem cunho meramente educacional e não se trata de recomendação de compra ou venda do ativo em análise.
Fazendo uma Análise de Contexto no Índice Ibovespa
Em estudos anteriores já havíamos alertado para o fato de o índice estar em uma região alta de lateralidade. Desde o fundo feito em março de 2023 são praticamente mais de 3 meses de recuperação do Ibovespa.
O importante a ser ressaltado é o fato da região em que os preços estavam. Conforme a figura abaixo, fica claramente demonstrado que os preços estão altos na lateralidade.
Veja na figura, que ainda numa região alta, o ativo 29 dias em lateralização, com um range curto, ocorrendo a fuga da região e testando máxima de abril/2023. Como sinalizamos, comprar alto nessa região não há uma vantagem a favor ao trader.
A questão é chamar a atenção que em ambientes assim, seja em qualquer tempo gráfico, o trader evita comprar alto. Ou seja, em lateralidades, vende-se alto e compra-se abaixo.
Analisando Índice Futuro WINQ23
O índice futuro é um ativo que se deriva do seu ativo principal, o índice Ibovespa. Assim, estão correlacionados. Porém, temos pequenas diferenças no gráfico, que não mudam a análise nem o contexto. Vamos observar o gráfico diário do índice futuro.
Veja que temos claramente uma lateralidade no índice futuro, e que logo após a tentativa da região lateral, deixa um “estrela cadente” (um padrão de candle de reversão), que também não deixa de ser um doji ou uma indecisão. Chamo a atenção para o longo pavio, demonstrando uma rejeição clara.
Veja que pela pressão compradora deixada pelos candles anteriores, houve resistência no dia seguinte para as vendas, mas não o suficiente para segurar o ímpeto dos ursos no dia de 27/07/2023, derrubando o ativo de força mais intensa.
Veja como os preços voltam para a região lateral, testando a média móvel de 21 períodos exponencial. Assim, temos uma região lateral, em que os preços estão no meio da região, sendo esta também uma região onde o trader deve aguardar.
O que Esperar do Índice para a Próxima Semana
Por estar em uma região de lateralidade, a indecisão da direção dos preços ainda deve permanecer clara na visão do trader e se manter atento a região até que haja uma definição do direcional.
Após um dia de correção de 2% no índice, nesse contexto, é previsível uma realização de lucros dos vendedores. Ainda assim, nesse contexto demonstrado, ainda é possível que os preços venham a testar a região de fundo ou baixa na lateralidade no índice futuro, conforme figura abaixo.
O doji deixado após a barra vendedora, não anula a pressão de venda, mas é um sinal de indecisão. A menos que ocorra um candle com muita força de compradora. Assim, caso os preços venham acima do doji, pode gerar oportunidade para continuidade da venda.
Se você vem acompanhando os artigos do nosso curso e nossos artigos de estudo, já sabe que a análise gráfica é dinâmica e que há momentos em que um candle pode mudar a história, mudando e obrigando o trader a mudar de decisão e até de sua posição.
Conclusão
De forma geral, operar deve ser simples e a paciência para tomar a decisão diante do contexto posto é uma virtude que todo trader deve buscar aprimorar.
Outro ponto a ser ressaltado é que os padrões de comportamentos, no exemplo utilizado neste artigo, o comportamento lateral, as oportunidades estão na venda alta e compra baixo. Obviamente que o rompimento ou fuga da região, obrigará o trader a stopar a posição.
Fica aqui o compromisso de tratamento de trade de rompimento que, geram boas oportunidades, porém não são simples, a prática e o estudo é que fazem o trader melhorar na identificação de rompimentos bem sucedidos.
Bons estudos!