Neste artigo você vai conhecer os tipos de gráficos que estão disponíveis para análise hoje em dia. Embora o gráfico de candles seja o mais difundido no mundo financeiro, há outros gráficos que vem ganhando espaço no mundo trader.
Vamos desmontar os gráficos, sem julgamentos ou levantar questões sobre qual gráfico é o melhor. Se este não é o primeiro artigo que está lendo neste blog, sabe que utilizamos o gráfico de candles, nem por isso vamos criticar ou levantar qualquer bandeira aqui.
O objetivo deste blog é demonstrar que é possível tomar decisões no mercado apenas com base no comportamento dos preços, o gráfico que você gosta de utilizar depende de você. Assim, este artigo tem o objetivo apenas de exemplificar os tipos de gráficos disponíveis.
Tipos de Gráficos e Conjuntura Histórica
Nos dias atuais com facilidade da tecnologia é muito fácil visualizar os diversos tipos de gráficos, sem falar nas cotações em tempo real. Mas nem sempre foi assim! Antes dos computadores, os gráficos eram realizados na mão para a tomada de decisão.
Porém como avanço da tecnologia, os gráficos estão bem difundidos e ganharam muito espaço entre os traders e analistas de mercado pela facilidade de visualização e interpretação.
Atualmente temos os seguintes gráficos:
- Gráfico de linha: o mais simples, ele apenas liga os pontos de fechamento dos preços formando um linha que representa a movimentação dos preços. É possível escolher o tempo gráfico a ser representado pelas linhas (5 min, 15 min, 60, Diário, Semanal, etc).
- Gráfico de barras: neste gráfico também é possível escolher o tempo gráfico. Cada barra representa a abertura, ou fechamento, a mínima e a máxima dos preços dentro do período de tempo escolhido.
- Gráfico de candlestick: o mais popularmente utilizado e difundido. Criado no Japão feudal, é o tipo gráfico mais conhecido e representa o movimento dos preços em um determinado período de tempo, demonstrado a abertura, o fechamento a mínima e a máxima. Na tradução direta, candle significa vela.
- Gráfico de Renko: tem ganhado popularidade e cada vez mais adeptos.Difere significativamente dos outros gráficos. Se concentra apenas na mudança dos preços e não é medido pelo tempo. Os corpos das figuras parecem “tijolos”.
Exemplificando os Tipos Gráficos
Vamos ilustrar os tipos gráficos para que você possa visualizar os diferentes gráficos. Utilizaremos o mesmo ativo e o mesmo recorte para que seja possível realizar a comparação e suas diferenças sejam visualizadas mais facilmente.
Assim, vamos começar pelo gráfico mais conhecido e difundido que é o gráfico de candle para que com base nele, você faça a comparação com os demais gráficos.
Gráfico de Candles
É o gráfico mais utilizado pelo mundo na análise técnica e/ou análise gráfica. Todo trader iniciante, ou qualquer agente do mercado financeiro, no mínimo conhece minimamente e sabe identificar um candle de alta e baixa.
Na figura do gráfico, saiba que os candles brancos são positivos e os candles pretos são negativos. É mais comumente utilizado nas cores verde e vermelha. A decisão da cor é meramente pessoal e você também pode escolher.
Veja que o mercado sofre pressão vendedora vendedora e depois reverte voltando ao topo com pressão compradora. Olhando o recorte como um todo, temos um mercado lateral com uma boa amplitude, e nesse caso permitiu ao trade operar tanto vendido quanto comprado, aplicando o price action com ajuda dos padrões de candle.
Gráfico de Linha
É um gráfico muito simples, sua construção apenas leva em consideração os fechamentos de acordo com o tempo gráfico escolhido pelo trader (5min, 15min, 60min, Diário, etc).
Observe que mesmo somente com as linhas é possível identificar a movimentação dos preços, movimentos de tendência, correções, lateralizações, tal como foi possível identificar no gráfico de candles acima.
Gráfico de Barras
Assim como o gráfico de candle, o gráfico de barras traz as informações de abertura, fechamento, máximas e mínimas. Porém, diferente dos candles, são apenas em uma única cor.
Para diferenciar o candle de baixa do candle de alta basta observar o traço horizontal: o traço da esquerda é sempre o de abertura, e o da direto é sempre o de fechamento. Veja que as características do comportamento dos preços são perceptíveis.
Claro que no gráfico de barras, você não terá os conhecidos padrões de candles, porém estamos focando aqui apenas no comportamento dos preços e esse sim é possível visualizar (tendência, pressão, lateralidade, canal, etc).
Gráfico de Renko
É um gráfico que surge como alternativa aos candles para a análise técnica. É projetado para filtrar o ruído do mercado e se concentra apenas nas mudanças de preço.
No gráfico de Renko, as caixas (tijolos), são formadas somente quando o preço se move acima ou abaixo de um valor predefinido (os ticks) que define o tamanho do “tijolo” Se o preço não se move o suficiente nenhum tijolo é desenhado. Isso elimina a dependência do tempo, e o foco é na mudança de preços relevantes.
Veja que é um gráfico bem diferente, mas o que importa ainda está lá: a ação do preço! A movimentação e comportamento do mercado. Os elementos de price action estão presentes, o que te permite operar com base na análise dos preços.
Price Action e os Tipos Gráficos
Exemplificamos o mesmo ativo para os diferentes gráficos de forma proposital. O objetivo é chamar a atenção que independente do gráfico que se está utilizando, é possível identificar padrões de comportamento dos preços.
Uma tendência será uma tendência em qualquer gráfico, assim como uma lateralização será uma lateralização. Esses dois componentes são possíveis de identificar, assim como as variações desses padrões (retângulo, fundo duplo, topo duplo, canal, etc).
Veja que nas figuras acima, é perceptível identificar a tendência de queda em forma de um canal, assim como é possível também identificar a reversão, a pressão de compra na reversão e o topo duplo no topo da lateralização.
Conclusão
Com todos os exemplos que vimos neste artigo, é possível concluir facilmente que através do price action é possível operar qualquer gráfico, pois o que se está analisando é a “ação do preço” ou como preferimos chamar, o comportamento do mercado ou dos preços.
Fica claro que independente do gráfico que escolher realizar seus trades, é possível tomar decisão com base na ação do preço. O mercado forma padrões de comportamento, estes são percebidos em qualquer dos tipos de gráfico demonstrados neste artigo.
Entender quando um mercado está lateral, em tendência, reconhecer uma pressão de comprar ou venda faz toda a diferença para te ajudar na tomada de decisão.
Bons estudos e bons trades!