Nesse artigo vamos procurar demonstrar como a análise do contexto ou do comportamento dos preços é importante para auxiliar na tomada de decisão do trader. Não estamos desprezando os candles, apenas que eles são complementares a análise.
Vamos realizar o estudo do Índice Futuro (WINJ24) no intraday do dia 08 de março de 2024 e analisar o comportamento do dia, assim como o que entendemos quais trades o trader poderia ter realizado, assim como o raciocínio do trade.
Vale sempre lembrar que este artigo não se trata de uma recomendação de compra e venda do ativo. Tem como objetivo apenas realizar um estudo de análise gráfica para compartilhar uma visão sobre o mercado.
Uma análise do gráfico diário no WINJ24
Antes de vermos o intraday vamos fazer uma rápida análise do comportamento que o índice vem apresentando em um tempo gráfico maior para nos direcionar que posição estão os preços. Assim temos a figura abaixo:
Vemos na figura acima que o índice vem em comportamento lateral, permanecendo assim por mais de 30 dias. Veja que os candles 44,45 e 46, estão na região baixa na lateralidade e o candle 47, o dia de sexta abre com gap e fecha positivo. Vamos analisar as hipóteses.
Supondo que estamos ainda na quinta-feira, sabemos que estamos baixos na lateralidade, Tomar uma posição de venda nesse ponto, não é vantagem para o trade, que para assumir a possibilidade do rompimento deveria estar vendido alto.
Assim, quando o mercado abre no dia seguinte, candle 47, com um forte de gap de baixa é o que vamos criar as hipóteses a seguir.
Analisando o intraday do WINJ24
Como tratamos artigo sobre gaps, leia o gap como se fosse um candle (comprador ou vendedor). Como vemos na figura abaixo, esse gap de 2000 pontos, vamos levar com um grande candle de vendedor.
Já na abertura, vemos que há pressão vendedora e o mercado lateraliza. Pela perna de venda, o aconselhado é esperar uma correção para para seguir na venda, já na compra um fundo duplo seria interessante.
Lembrando que nesse dia, 08/03/2024, foi dia de Payroll, dados sobre emprego nos EUA que leva volatilidade ao mercado, o que pode ser observado no candle 18 abaixo.
Então, inicialmente uma boa região para correção e venda, são as regiões da médica móvel e/ou 50% de Fibonacci. Veja sinalizada na figura abaixo.
Porém, eis aqui a importante de ler o comportamento do mercado. Veja que temos uma correção com pressão de compra, o que não seria aconselhado a venda na primeira falha, como no candle 20. Observe como o mercado lateraliza em vários candles.
Temos claramente uma lateralização ou mastro e bandeira, não importa como queira chamar. O que é importante aqui é que o mercado congestiona gerando indecisão/acumulação e o possível rompimento para cima pode levar o mercado mais alto.
Nesse contexto, para quem quer vender ainda, já não é mais recomendado uma venda apregoada na região de 50% de Fibonacci, pelo que relatamos no parágrafo anterior. Então para vender nessa região com uma vantagem o ideal é esperar um setup como topo duplo.
O que não ocorre, bom para quem comprou no rompimento da congestão. Observe também com os candles, após o rompimento da congestão, formam um canal estreito, corroborando a pressão compradora.
Alvos na compra, considerando o contexto
Com vimo que de acordo com o contexto que o mercado foi demonstrado no intraday, a premissa inicial de uma venda na região de 50% de Fibonacci, foi revista.
Vislumbrando os alvos na compra, podemos manter a saída mais curta nos 50% de fibonacci, outro alvo é na chamada região de gap, ou seja, na região agora de resistência, da região de lateralização (128.700 e 128.755).
Por que não considerar a região de fechamento de gap como alvo? Na verdade pode-se considerar também. Porém, pela amplitude do gap é um alvo menor provável de ser atingido, mas sim, pode ser considerado como alvo também.
Veja que depois o mercado entra em nova região de lateralização, deixando um candle positivo no diário, porém com sombras o que pode gerar uma dúvida, mas é possível gerar uma expectativa de que o mercado volte para dentro da zona lateral.
Sendo essa uma premissa inicial. Sendo que teria força de os preços fecharem próximo das máximas ou renovando máximas.
A vantagem do mercado é os preços demonstrarem outro comportamento, o trader pode mudar de ideia e ter outra premissa para tomada de decisão.
Conclusão
Na dúvida, aguarde os preços demonstrarem o comportamento para uma tomada de decisão e os candles ajudarão no refinamento da entrada e também, a depender do sinal, uma possível região de proteção ou stop caso a hipótese não se confirme.
Em suma, observar o contexto ou o comportamento do mercado e operá-lo de acordo, trará mais vantagem ao trader.
Tenha em mente que a análise do comportamento vale para qualquer tempo gráfico que se pretende operar.
Bons trades.