Conheça as modalidades de trade do mercado financeiro, que permite que diferentes perfis de investidores atuem de acordo com suas estratégias buscando obter rentabilidade em suas operações.
Saber quais as modalidades de trade te ajudará a entender a que melhor se adapta ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos.
Vamos conhecer quatro modalidades de trade que te ajudarão a te guiar na sua jornada no mundo dos investimentos.
Day Trade
O day trade é uma modalidade de trade que consiste na compra e venda do mesmo ativo no mesmo pregão (ou no mesmo dia), onde o trader aproveita as variações de preços em um curto espaço de tempo.
Essa estratégia é muito utilizada por investidores que buscam lucros rápidos e especulativos, e requer conhecimento técnico para identificar pontos de entrada e saída das operações.
Umas das principais características do day trade é a alta volatilidade das operações e a alavancagem. Isso significa que os riscos são maiores, já que os preços podem oscilar rapidamente e gerar perdas significativas. Por outro lado, as possibilidades de lucro também são elevadas.
O price action é uma forma de análise muito utilizada para tomada de decisão para entrada e saída do ativo. Também muito utilizada no swing trade e pode ser utilizada para position trade e buy and hold para refinar o ponto de entrada.
Saiba que todas as operações realizadas no day trade sofrem tributação de 20% sobre o lucro, independente do montante negociado.
Swing Trade
O swing trade é uma modalidade que tem como objetivo aproveitar as oscilações de preços em um período maior do que um dia. Nessa modalidade, as operações podem durar de alguns dias a algumas semanas, dependendo da volatilidade do ativo e da estratégia adotada pelo trader.
Ao contrário do day trade, o swing trade permite um maior tempo para análise e tomada de decisão, tornando as operações mais calmas e tranquilas, pois não exige que o trader esteja na frente da tela o tempo todo.
Em relação ao risco, a depender do ativo, pode ser menor, se o trader não estiver alavancado e a volatilidade do ativo for menor. Porém o trader pode assumir mais usando a alavancagem também no swing trade para obter maior lucro.
No swing trade, assim como no position trade, que vamos ver a seguir, os lucros são tributáveis somente para operações superiores a R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Position Trade
Na modalidade de trade, position trade, o investidor tem como objetivo investir em ativos para longo prazo, com perspectivas de valorização ao longo dos anos.
Assim, o investidor busca identificar empresas com boas perspectivas de crescimento e fundamentos sólidos, investindo em suas ações e mantendo a posição por um período de meses ou anos.
Essa modalidade é indicada para investidores que buscam um retorno consistente e com menos riscos, já que o risco é diluído ao longo do tempo, suportando variações de preços, já que a tomada de decisão é feita com base na análise fundamentalista.
Como a posição é mantida por um período de tempo maior, não há a necessidade de acompanhar as oscilações de preços diariamente.
Buy And Hold
O buy and hold é uma modalidade de investimento que tem como objetivo comparar ações de empresas com boas perspectivas de crescimento a mantê-las por um longo prazo, independentemente das oscilações de curto prazo do mercado.
Nessa modalidade o investidor busca ganhar dinheiro ao longo dos anos, sem se preocupar com as variações de preços, pois acredita no retorno dos dividendos distribuídos pelas empresas onde investiu.
Essa modalidade é indicada para investidores que possuem um perfil mais conservador e que buscam um retorno a longo prazo, sem precisar da obrigação de acompanhamento diário do mercado.
O buy and hold permite ao investidor aproveitar o potencial de valorização das empresas ao longo do tempo. É importante ressaltar que essa estratégia não é isenta de riscos, e é preciso realizar uma análise criteriosa das empresas que se pretende investir para minimizar possíveis perdas.
No entanto, essa modalidade de trade pode ser uma opção interessante para investidores que desejam construir uma carteira de investimentos sólida e com potencial de crescimento a longo prazo.
Qual a Melhor Modalidade de Trade?
Vimos que cada modalidade de trade tem suas características, tais como o day trade e o swing trade que não mais especulativas; diferentemente da position trade e buy and hold que são mais conservadoras, que são investimentos de longo prazo.
Cada modalidade apresenta suas vantagens e desvantagens, o importante é escolher a que melhor se adequa ao seu perfil e seus objetivos. E vamos mais além, porque não atuamos de forma mais diversificada, assumindo mais risco com parte do capital e sendo mais conservado com outro percentual do capital.
Tudo vai depender da sua decisão e do seu apetite por risco ou não, ou seja, o seu perfil te influenciará diretamente na sua forma de atuação.
Independente da modalidade em que atue, o fundamental é que o investidor tenha disciplina, controle emocional e uma estratégia clara para realizar suas operações.
Bons estudos!