Vamos começar a aprender como analisar o comportamento do mercado, começar a entender e identificar a ação do preço e como tirar proveito para si. Ou seja, de acordo com cada comportamento há uma uma posição onde há vantagem probabilística para o trader.
Nesse artigo, o objetivo é simplificar o entendimento sobre a movimentação do preço para facilitar a compreensão. Muitos cursos incentivam a “decoreba”, mas aqui vamos incentivar o desenvolvimento da capacidade de raciocínio.
Entenda que uma vez que o trader consegue criar suas hipóteses com base em sua análise, passa a ser independente e ter mais confiança por conseguir compreender o que está vendo a sua frente. Saber quando está certo e principalmente quando estar errado.
Simplificando o Comportamento do Mercado
Sabemos que os preços são formados pela oferta e demanda, e quem atua na formação dos preços são as emoções e comportamento humano. E assim, vão se formando os padrões de comportamento do mercado.
Os padrões de comportamento se repetem, independente do tempo gráfico ou da modalidade de trade que você está operando: day trade, swing trade, position trade. Então foque primeiro em aprender a indentificar os padrões de comportamento do mercado.
Assim, o mercado tem apenas dois comportamentos: está em tendência (subindo ou caindo) ou em lateralidade (andado de lado). Reforço que esses padrões vão se repetir em todos os tempos gráficos que você analisar.
Padrão de Tendência
Tendência de mercado é a direção ou a inclinação que um determinado mercado, ativo, produto ou setor está seguindo ao longo do tempo. A tendência pode ser ascendente (quando os preços estão aumentando), ou descendente (quando os preços estão diminuindo).
Na Tendência de alta o mercado apresenta topos e fundos ascendentes, já na tendência de baixo o mercado deixa topos e fundos descendentes.
As tendências se apresentam por diferentes padrões de comportamento, e uma vez que se pode identificar o padrão é possível ter uma previsibilidade do movimento e saber como se posicionar no trade.
Acima temos alguns exemplos de tendências. Observe que, propositalmente, não identificamos nem os ativos nem os tempos gráficos. Esse motivo é para reforçarmos que os comportamentos do mercado são iguais em todos os tempos gráficos.
Padrão de Lateralidade
A lateralidade dos preços de um ativo se refere à estabilidade dos preços, onde não há uma direção clara, se ascendente ou descendente. A lateralidade ocorre em um intervalo (range) curto ou num range de amplitude maior.
Assim como nas tendências, as lateralidades se apresentam de diferentes formas de comportamento. Assim, os padrões de lateralidades se formam em momentos de indecisão de mercado para um continuidade ou mudança de ciclo.
Novamente, de maneira proposital não identificamos nem os ativos e nem os tempos gráficos. De acordo com o padrão de lateralidade, o trade pode decidir onde ficar melhor posicionado no trade.
Os Padrões e os Setups
Observe que, seja nas tendências ou nas lateralidades, é possível o trader saber onde se posicionar melhor, para obter uma vantagem probabilística a seu favor, quando consegue identificar os padrões de comportamento dos preços.
Sendo assim, não adianta utilizar setup de tendência em um mercado lateral, ou um setup criado para mercado laterais em mercado de tendência.
Essa visão permite ao trader maior independência para reconhecer qual o melhor setup para o mercado que está posto à sua frente. Assim, consegue compreender o porquê o setup está dando errado naquele momento do mercado.
Um exemplo clássico, é o uso da médica móvel, que é um indicador de tendência. Pois, nos mercados em tendência, setups baseados em na média móvel dão lucro ao trader, já em mercado laterais não há porque seguir o setup de média móvel.
Se você está utilizando uma estratégia, ou setup que alguém criou, sem entender nada daquele setup, agora você deu o primeiro passo para filtrar as entradas, se o setup não estiver em conformidade com o mercado.
Padrões Gráficos e os Suportes e Resistências
Vimos que os preços estão em tendência, ou deslocamento direcional claro, ou estão em movimentos laterais, em momento de indecisão. Toda essa movimentação do preço formam os padrões gráficos.
Podemos dizer que os padrões gráficos são os “desenhos” formados nos gráficos. Ou seja, pelas linhas que traçamos, ou simplesmente pelos suportes e resistências. E sim, todas as linhas que traçamos podemos considerar um suporte ou uma resistência.
Assim, podemos classificar os padrões gráficos em: padrões de tendência e em padrões de lateralidades. Por esse motivo, não nos preocupamos em decorar nomes de padrões, mas sim interpretar o contexto e as forças direcionais.
Os Candles e o Comportamento do Mercado
Se você já leu o artigo sobre os candles, e está lendo esse agora, acredito que está ficando mais claro o porque reforçamos que os candles são complementos e importantes dentro de um contexto.
Os candles irão nos ajudar nas leituras de pressão das pernas e de acordo com o padrão identificado, seja de tendência ou de lateralidade, irão nos dar sinais refinados de entrada, saída (Stop Gain e Stop Loss)..
Vamos estudar e exemplificar estudos de forma prática e explicada para facilitar sua compreensão e seus estudos.
O Que Vamos Estudar a Seguir
No próximo artigo vamos começar a aprender a traçar os suportes e resistências. Assim, vamos exemplificar de forma prática as linhas traçadas no gráfico e começar a identificar os padrões gráficos.
Vamos explicar e já exemplificar algumas análises e padrões. Porém, tenha calma, pois o foco é treinar traçar a linhas, para te ajudar identificar padrões e/ou possíveis pontos de briga.
Vamos aprender como identificar e traçar suportes e resistências no próximo artigo.