A maior pirâmide financeira da história foi descortinada devido a crise financeira de 2008. A minissérie da Netflix – Bernie Madoff, O Golpista de Wall Street, retrata a história real de como Bernie Madoff foi o responsável pela maior fraude financeira dos Estados Unidos.
A minissérie, é um docudrama de 4 episódios, perfeita para maratonar e para quem gosta de casos sobre o mercado financeiro. Esse docudrama escancara como as agências reguladoras são falhas em garantir a segurança para investidores.
Demonstra também como as pessoas se deixam levar pela garantia de lucro sem riscos, como poderosos tiram proveito da situação, e como sempre os pequenos investidores é quem realmente ficam e sofrem com o prejuízo.
O Começo de Tudo – Bernie Madoff
O primeiro episódio começa como fato ocorrido e alguns depoimentos de vítimas e uma reflexão de como os grandes bancos e agências de regulação “deixaram acontecer” e chegar ao ponto de ser a maior fraude pirâmide financeira da história..
Relembra todo o pânico dos mercados e as milhões de casas perdidas pela população americana em 2008, ano em que demonstrou como os bancos assumiram risco altos e enganaram investidores oferecendo ativos podres como investimentos seguros.
Então volta à história para mostrar como Bernie Madoff começou no mundo dos investimentos e com sua firma de consultoria para familiares e amigos. Tenta traçar um perfil e sinalizar como agiu quando teve sua primeira grande perda no mercado.
O Poder do Status e a Imagem do Sucesso
O documentário deixa claro que Bernie Madoff cresceu e ganhou notoriedade também com o seu negócio legítimo. Porém o seu “negócio paralelo” seu fundo de investimento não oficial ou secreto vai ganhando cada vez mais investidores ao longo do tempo.
A questão que o documentário nos traz para refletir é o poder que o status social dá a um indivíduo. O quanto de reconhecimento uma pessoa pode obter para estar acima de qualquer suspeita.
Essa resposta não é exata, mas fica claro que Bernie Madoff atingiu o nível acima de qualquer suspeita. Ao ponto de as pessoas que levantaram dúvidas, com indícios sobre a possibilidade de fraudes foram ignoradas, inclusive pelos órgãos fiscalizadores.
Eis a questão: Essas pessoas mega bem sucedidas, estão acima de qualquer suspeita? Bem, a história vem mostrando que não! Então porque os órgãos que devem cumprir o seu papel de reguladores, continuam a errar?
A Ilusão do “Deus” do Mercado
A imagem de “deus do mercado” concedeu legitimidade a Madoff, pois quando todos perdiam, ele era o único a apresentar ganhos consistentes. Os falsos relatórios de ganhos enviados regularmente a investidores de seu fundo secreto.
É fato que em mercados de risco é impossível que alguém consiga somente apresentar ganhos, quão mais ganhos crescentes a cada mês, passando por turbulências de mercado sem ser afetado.
Essa ilusão criada até os dias atuais, de pessoas que se vendem como gênios, é o que vem permitindo que mais e mais pessoas caiam em fraudes financeiras. O status atribuído a essas pessoas as deixam foram de suspeita.
Mas quem deveria suspeitar de tudo por obrigação e sempre investigar, que são as agências reguladoras, não fazem o seu trabalho. Assim, chegamos à maior pirâmide financeira da história.
A Maior Pirâmide Financeira da História
O ser humano é levado pela possibilidade de ganho fácil, ou pelo menos quer acreditar nisso. E tudo fica mais fácil de acreditar quando depositam sua confiança em alguém “capaz” e “bem sucedido”.
O fato demonstrado é que Bernie Madoff administrou por anos uma pirâmide financeira (seu negócio paralelo) que chegou a uma fraude de aproximadamente 50 bilhões de dólares. Maior pirâmide conhecida até o momento!
Já são mais de 10 anos e vemos a cada dia mais e mais casos de fraude de pirâmides financeiras e outras fraudes cometidas por grandes gestores de empresas que deveriam estar sob fiscalização das entidades reguladoras.
Que Conclusões Tirar do Documentário
Primeiro é que vale muito a pena assistir, pois tem uma dinâmica que nos envolve e prende a atenção ao drama e caso real.
Outra conclusão é que a história se repete. Até hoje vemos o mesmo tipo de fraude financeira ocorrendo, onde os principais prejudicados são os pequenos investidores, na maioria das vezes sem muito conhecimento sobre os riscos envolvidos.
No caso de Bernie Madoff, ele destruiu vidas de vários investidores, e a vida de sua família também. E foi preso pelo que fez. Porém, em relação à crise imobiliária de 2008 causada pela ganância dos bancos americanos, que foi punido?
Vale a pena assistir os filmes sobre a crise de 2008 e também a miséria sobre Bernie Madoff. Assim, será possível observar a omissão ou conveniência de agentes públicos e entidades reguladoras.