Análise de Contexto! O Que Eesperar do IBOV? 

Veja a análise de contexto e o que esperar do IBOV. Vamos estudar o comportamento do mercado que permite ao trader vislumbrar uma probabilidade para uma determinada direção.

Em nosso curso de price action, é ressaltado inúmeras vezes que o contexto é muito mais importante que um simples padrão de candle. E este, por sua vez, refina e dá mais informações ao trader. 

Vamos analisar como vinha se comportando o IBOV, alguns movimentos esperados dentro do padrão demonstrado e como a análise de contexto auxilia o trader a criar hipóteses sobre a movimentação do mercado e a se posicionar melhor. 

o-que-esperar-do-ibov-analise-de-contexto
IBOV – Análise de Contexto

Análise de Contexto do IBOV

Vamos observar na figura 1, abaixo, que o ativo IBOV (índice Ibovespa), no recorte gráfico vem em tendência de baixa, no comportamento de canal de baixa. O ativo apresenta pernas de baixa, correções e novas pernas de baixa.

Figura 1

Veja que o mercado vem em tendência de queda, com predominância de barras vendedoras. O último fundo, deixa um candle positivo, um harami ou também inside bar. 

Mas além do padrão de candle, temos claramente um canal de baixa, teste de fundo do canal, e também uma cunha, estando o mercado na terceira tentativa de correção. Isso alerta o trader para a possibilidade de uma compra especulativa, contra a tendência.

Obviamente o primeiro alvo seria a média móvel ou linha superior (resistência) do canal. 

Se o trader estava buscando a tendência pode realizar vendas nas correções anteriores com toque de média e candle de sinal de venda. 

Assim, o contexto está posto, tendência de baixa, comportamento de canal, busca vender correções e não vender baixo. É algo que o trader deve ter em mente ao identificar esse padrão de comportamento. 

Analisando a Pressão Compradora

Falamos que na cunha (um padrão de reversão) mais teste de linha de suporte de canal, o trader podia esperar uma correção no ativo. Arriscar na comprar, ou não, é uma decisão  do trader de acordo com seu apetite pelo risco. Ou aguarda a correção e novo sinal de venda.

A questão aqui, conforme recorte da figura 2 abaixo, é observar como foi essa correção. A pressão compradora demonstrada pelo mercado através dos candles de força compradora.

figura2-o-que-esperar-do-ibov-analise-de-contexto
Figura 2

Veja como a correção se mostra forte na compra. Candle 58, um harami ou inside bar e também um candle de tendência de alta, seguido dos candles 59, 60, que são também de tendência e demonstram força. 

Já o candle 61, demonstra uma tentativa dos touros de voltarem a vender, mas claramente há rejeição e inversão de fluxo para a compra novamente. Embora o candle seja um doji, o contexto não sinaliza fraqueza na compra. 

O candle 62 fura e média móvel de 21 períodos, mas é logo engolfado pelo candle 63. Aí é onde está a importância da análise do contexto.

Porque não vender no engolfo do candle 63?

Temos 5 barras de alta, demonstrando pressão compradora, e embora o ativo venda em tendência de baixa, pela força demonstrada na compra, é esperado uma defesa ou nova tentativa de compra em 50% de correção, para uma nova tentativa de teste de topo. 

Figura 3

Procure e observe situações parecidas em outro ativos, nos diversos tempos gráficos, Você identificará que o padrão de comportamento se repete. 

Na figura 3 acima, utilizamos a ferramenta de Fibonacci para identificar a região de 50% da perna de força compradora. 

Assim, se o trader pensasse na venda, devido a pressão de compra, deveria ter em mente essa região como atenção. Já pensando em comprar ou aguardar e observar o mercado para ver seu comportamento na região de 50% de fibo, para tomar uma decisão.

Venda nesse contexto posto pelo mercado, o ideal é aguardar o setup de topo duplo. 

E observamos na figura 1 que o mercado deixa uma barra de tendência e em seguida não só testa o topo da perna como ultrapassa.

O Que Esperar do IBOV?

Como vimos na figura 3, anterior, devido a pressão de compra e teste de fundo de canal, já havia a expectativa de uma correção para uma nova puxada. Toda essa análise de contexto foi com base somente no gráfico.

Observe a figura 4 abaixo e veja que o mercado gira em torno da região de 50% de fibo e a barra 68 é uma barra compradora, sinalizando a possibilidade da volta da pressão compradora. 

Figura 4

O candle seguinte é um longo candle de tendência, ou de euforia. Sabemos que o mercado foi mais impulsionado por notícias; porém as notícias não foram base para a decisão e sim o contexto.

Estamos analisando o IBOV, mas o trader pode operar e analisar o contrato de índice futuro (atualmente sob o código WINM23) ou a ETF BOVA11.

Comprar alto nessa região não há mais vantagem para o trader. O mercado subiu fazendo uma correção, podemos esperar uma nova correção, principalmente após o fechamento da barra 70. 

Para ser mais conservador é factível aguardar mais um candle, sendo melhor que seja um candle de tendência de venda. 

Por fim, é possível que o mercado permaneça ainda nesse range. Corrija e tente ainda fazer um novo topo após a correção. O trabalho não é adivinhar, mas sim analisar o comportamento dia-a-dia e fazer a interpretação. 

Estude Análise de Contexto

O conhecimento é a principal ferramenta que você pode comprar ou adquirir para atuar com mais segurança no mercado financeiro. 

Aproveite a oportunidade e comece pelo nosso curso gratuito de price action. Paciência e muito estudo agora, para evitar erros por falta de conhecimento.

Comece a estudar agora!

Scroll to Top