A Bolsa de Valores é um ambiente regulado e organizado onde se é possível diversos ativos financeiros, tais como: ações, títulos públicos, opções, futuros e commodities, câmbio, entre outros.
Esse ambiente tem como função oferecer um ambiente seguro para a negociação desses ativos. Assim é possível comprar ou vender ativos e empresas podem levantar capital para financiar seus projetos e expansões.
Os investidores podem ganhar dinheiro sobre a oscilação dos preços dos ativos, como também no recebimento de dividendos, juros sobre capital, juros pré-fixados, etc. É um ambiente que permite ampla diversificação de investimentos.
Como Funciona a Bolsa de Valores
Como já citado, trata-se de um ambiente organizado, regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), onde é possível o investidor ou trader comprar e vender ativos e diversificar seus investimentos.
Há investimentos para todo perfil de investidor, seja ele; conservador, moderado ou agressivo. Sendo assim, é importante você se conhecer para definir o seu perfil de investidor. Toda corretora oferece um questionário para te ajudar nisso.
Decidir como diversificar seu capital em ativos de mais ou menos risco, é algo de responsabilidade do investidor ou trader. Por isso, o conhecimento é fundamental para dar qualquer passo nesse mundo de investimentos.
Há profissionais certificados para auxiliar e oferecer ativos condizentes com o perfil e objetivos de cada investidor. O assessor de investimento, ou Agente Autônomo de Investimento é um profissional que atua diretamente em parceria com as corretoras oferecendo produtos financeiros.
É importante saber que esses profissionais são remunerados por comissão dos produtos oferecidos. Por isso, ter um mínimo de conhecimento para discutir e saber fazer as perguntas certas é importante.
Como Investir na Bolsa de Valores
Para começar a investir na bolsa de valores, é necessário um intermediário, um banco ou uma corretora de valores. Recomendamos que seja utilizada uma corretora de valores, pois as taxas tendem a ser menores.
Hoje é muito mais acessível e prático escolher e abrir uma conta em uma corretora e começar seus investimentos e trades. Por outro lado, ressaltamos a importância de buscar antes conhecimento, para saber o que está fazendo e não correr riscos desnecessários.
Mas, se além de investir você pretende trabalhar no mercado financeiro, saiba que há a necessidade de certificações para se tornar um profissional e ser contratado pelos agentes do mercado. Veja abaixo algumas profissões:
- Agente Autônomo de Investimento (AAI) – Certificação Ancord;
- CNPI (analista fundamentalista) / CNPI-T (analista técnico) / CNPI-P (analista pleno – fundamentalista e técnico) – Certificado Nacional do Profissional de Investimentos
- CEA – Certificação de Especialista em Investimentos (Anbima)
- CGA – Certificação de Gestores (Certificação Anbima)
- CPA-20 – Certificação Profissional Anbima
- CPA-10 – Certificação Profissional Anbima
Se estiver interessado, vamos dedicar um artigo somente sobre as profissões para você saber mais.
Qual a Melhor Corretora?
Há diversas corretoras registradas (Consulte aqui no site da B3), porém a melhor corretora que atende melhor ao que você procura. Vale a pena dedicar um tempo e pesquisar os benefícios oferecidos.
Você irá encontrar corretoras para todos os tipos de clientes que oferecem uma variedade de produtos financeiros. Busque o melhor custo benefício; corretagem zero e plataformas operacionais gratuitas é um bom começo.
Quem pode determinar o que é melhor para você é você mesmo!
Hoje há a possibilidade de usar o simulador, uma ferramenta que ajuda a se familiarizar com as funções da plataforma, envio de ordens, etc. Tudo em tempo real sem correr riscos.
B3: A Bolsa Brasileira
Você sabia que o Brasil já teve duas Bolsa de Valores? A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) foi a primeira Bolsa do Brasil. Quebrou em 1989, um fato conhecido e associado ao Investidor Naji Nahas.
Desde então as negociações foram concentradas na Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo, atualmente chamada de B3. Acesse o site da B3 e conheça mais da história da bolsa do Brasil.
Vamos falar mais do básico sobre o mercado financeiro, como plataformas, dicionários do mercado financeiro, abertura de contas, etc, porém nosso curso gratuito, mas completo, terá foco no price action, para te ajudar a aprender a ler e entender o comportamento do mercado no gráfico.
Como Saber Quando Comprar ou Vender?
Saiba que essa é a dúvida de todo iniciante, mas nos dias de hoje, devido o avançado da internet há muitos conteúdos e cursos sobre o assunto.
Infelizmente a internet também é grande um mau, pois, há muitos farsantes vendendo cursos prometendo facilidades e fórmulas mágicas para ganhar dinheiro no mercado financeiro, principalmente no day trade (uma modalidade de trade).
Então, tome muito cuidado com alguns cursos vendidos. Aqui oferecemos conteúdos totalmente gratuitos, sem promessas de fórmulas mágicas.
A oferecemos o curso gratuito de price action, uma técnica onde você vai aprender a ler o comportamento do mercado e saber quando e onde comprar ou vender uma ação ou outro ativo qualquer.
Lembrando a você que nenhuma técnica será infálivel! Se algúem prometer o contrário disso, é golpe!
Bons estudos!