Saiba Como Não Cair em Golpes Financeiros

Vamos descobrir como não cair em golpes financeiros. Pois, a cada dia que passa, somos bombardeados com propagandas de oportunidades de investimento que prometem lucros impressionantes em pouco tempo

Infelizmente, muitas dessas promessas não passam de golpes financeiros, que acabam deixando milhares de pessoas endividadas e com prejuízos incalculáveis. Para ajudá-lo a não cair em armadilhas desse tipo, elaboramos algumas dicas que você precisa conhecer.

A astúcia dos golpistas para criar meios novos de roubar dinheiro de pessoas com promessas de ganhos falsos. Por esse motivo procure se manter sempre atento e desconfiado de supostas novas “oportunidades” de investimentos.

saiba-como-nao-cair-em-golpes-financeiros
Fonte: Canva

Desconfie de Promessa de Resultados Fabulosos

Uma das principais características de um golpe financeiro é a promessa de resultados rápidos e garantidos. Se alguém lhe oferecer um investimento com retornos exorbitantes em pouco tempo, desconfie. 

Nenhum investimento é 100% seguro e rentável, e quanto maior a promessa de ganhos, maior é o risco de ser um golpe financeiro. Que geram grandes prejuízos e destroem vidas das pessoas e até de famílias inteiras.

Todos os dias, milhares de pessoas são expostas a algum tipo de anúncio com promessas que são golpes financeiros. Esse alcance se tornou cada vez maior após a facilidade de acesso a internet e crescimento exponencial de anúncios online. Portanto, fique atento e desconfie sempre.

Evite Transferência para Desconhecidos

Há golpes que se repetem continuamente, só muda o contexto para envolver as pessoas e a induzirem a cair no golpe.

Um dos principais sinais de alerta é quando alguém desconhecido pede que você faça uma transferência em dinheiro. Geralmente, esses golpistas criam uma situação de urgência ou necessidade.

Essa situação de urgência é para persuadi-lo a enviar o dinheiro o mais rápido possível. As variações atuais desse tipo de golpe é hackear as redes sociais e pedir dinheiro como se fosse um conhecido seu. 

Nunca faça transferências para pessoas que você não conhece, compartilhar informações financeiras pessoais e em situações inusitadas que alguém precisa do dinheiro com muita urgência, se certifique de que realmente é a pessoal é conhecida sua.

Saiba Reconhecer uma Pirâmide Financeira

As pirâmides financeiras são um dos golpes mais comuns e antigos que existem. Geralmente, elas oferecem um sistema de investimento em que o lucro é obtido através do recrutamento de novos investidores.

À medida que o número de participantes aumenta, o lucro também aumenta. Porém, a maioria das pessoas que entram nesses esquemas perder dinheiro, já que o sistema é insustentável a longo prazo. 

Esse golpe é travestido de inúmeras outras formas que levam as pessoas a acreditarem que não se trata de uma pirâmide financeira. Porém quem ganha dinheiro nesse tipo de esquema é quem começa o golpe.

Mesmo que haja venda de produtos, se no processo você for incentivado a trazer mais participantes e ganhar um percentual de quem você trouxe e assim sucessivamente, é um esquema de pirâmide que se mostra insustentável no longo prazo.

A questão é que a grande maioria das pessoas perdem dinheiro. E, ainda assim, a cada dia surgem milhares de formas de golpes de pirâmides e infelizmente as pessoas continuam caindo. 

Muito cuidado com os magos financeiros em redes sociais!

Atualmente, as redes sociais estão sendo utilizadas para se criar uma falsa autoridade para enganar mais e mais pessoas. 

Esses golpistas se utilizam de gatilhos que despertam o desejo nas pessoas, postandos, carrões, casarões, malas de dinheiro e uma vida de muito luxo. Se vendendo como “gênio” que vê os que outros não veem. 

Mantenha-se alerta e desconfie dessa promessa fabulosas e lucros exorbitantes. Ao se falar em investimentos, é impossível que se prometa ganhos fixo na ordem de grandeza que são prometidos nesses golpes.

Fique atento a propostas que ofereçam retornos desproporcionais ao investimento inicial e que envolvam a participação de outras pessoas.

Busque Investimentos Regulamentados

Uma das melhores maneiras para você evitar golpes financeiros é investir em opções de investimentos regulamentadas e conhecidas. Isso inclui instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central, corretoras de valores e fundos de investimento.

Essas opções são fiscalizadas e regulamentadas por órgãos competentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que garante a segurança do investimento.

Ainda há o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante ao investidor o retorno de seu capital, limitado ao máximo de R$ 250.000,00 reais, por CPF e por instituição financeira, em caso de falência da instituição.

Veja que pelos meios legais, há regulamentação, órgãos reguladores, exigências de certificações dos gestores que também são fiscalizados e tem responsabilidades a cumprir.

Para não Cair em Golpes Financeiros: Informação é o Piilar

Por fim, uma das dicas mais importantes para evitar golpes financeiros é buscar informações sobre o mercado financeiro. O conhecimento é o pilar que te dará o mínimo de segurança e sabedoria para reconhecer a possibilidade de um golpe. 

Portanto, conheça os investimentos disponíveis, estude suas vantagens e desvantagens, busque a opinião de especialistas certificados e leia sobre casos de fraudes financeiras ou alguns filmes que ilustram bem o assunto.

Você observará que até pessoas que supostamente são bem informada caíram em golpes financeiros, principalmente o de pirâmides financeiras, isso porque os golpistas conseguem mexer com gatilhos que induzem ao erro de julgamento.

Quanto mais informado você estiver, menos vulnerável será a possíveis golpes. 

Conclusão

Para finalizar, é importante lembrar que a melhor maneira de evitar golpes financeiros é manter-se informado e desconfiar de propostas que parecem boas demais para ser verdade. 

Nunca faça investimentos com dinheiro que você não pode perder e evite compartilhar informações financeiras pessoais. Se desconfiar de algo, procure ajuda de um especialista certificado ou órgão regulador. 

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!

Scroll to Top