Como Operar Tendência no Day Trade – Estudo do Dia 

O estudo do dia hoje é como operar tendência no day trade. Vamos fazer uma análise de contexto do ativo, analisar o comportamento demonstrado e qual seriam os melhores pontos para se posicionar. 

Embora a análise de hoje em um tempo intraday, a forma de analisar é a mesma em qualquer tempo gráfico. Seja diário, semanal, 60min etc.

Vamos ver detalhadamente a análise de contexto, as pernas, análise dos candles, ou seja, todo o racional da análise.

Operar tendênica - Dólar - Estudo do dia
Operar tendênica – Dólar – Estudo do dia

Análise de Contexto Dolfut

Vamos analisar brevemente em qual padrão de comportamento o dólar vinha (veja nosso estudo para um prazo maior no dólar), o que mudou e o que ainda podemos esperar em curto prazo. Vamos fazer o estudo do dia 19/04/2023. A média móvel utilzada é de 21 exponêncial.

Vemos na figura 1 abaixo que o dólar rompeu uma range lateral vindo em um movimento de canal numa tendência de baixa. Para os traders mais arrojados, o padrão formado pelos candles 71, 72 e 73 (círculo azul), geraria uma compra contra a tendência, no rompimento da máxima da 73. Ou no fechamento da 74.

Figura 1 - Gráfico Diário Dólar
Figura 1 – Gráfico Diário Dólar

Veja que o candle 73 é um inside bar. O que houve aí, foi uma lateralização com um rompimento forte para um lado, que nesse caso, foi na tentativa de reverter o mercado. O alvo desse trade seria a média móvel, e no caso deu certo.

Veja na figura 2, já no tempo gráfico de 60min que claramente é uma lateralidade, que tem um rompimento e o mercado lateraliza e se mantém acima do range.

Figura 2 - Gráfico 60min Dólar
Figura 2 – Gráfico 60min Dólar

Se voltar para observar também a figura 1 novamente, você verá claramente a quebra da linha de tendência. 

Considerando que o trader seria pelo gráfico diário, e sendo mais conservador, onde pelo contexto, o ideal seria esperar a oportunidade na venda, a favor da tendência.

Operar a Favor da Tendência no Day Trade

Vamos observar no gráfico do WDOK23 abaixo (figura 3), no tempo 5 min, que o mercado abriu em gap e consideramos que a região de gap é um candle. Sendo assim, temo um candle de força compradora, rompendo a região lateral.

Figura 3 - Gráfico 5min Dólar
Figura 3 – Gráfico 5min Dólar

Veja na figura 4 com mais zoom, que os preços não conseguem corrigir e lateralizam por 9 candles. No candle 10 temos um forte rompimento, deixando mais claro para o trader que há uma probabilidade maior que os preços subam mais. 

Figura 4 - Gráfico 5min Dólar
Figura 4 – Gráfico 5min Dólar

Assim temos uma entrada possível. A compra no candle 10, no fechamento ou no rompimento da máxima com stop na mínima dela (stop mais arrojado) e na mínima do primeiro candle (mais conservador). O stop técnico seria na minha do candle 108 do dia anterior. 

Os alvos seriam, um para 1 x 1 (linha verde 1) ou 2 x 1 (linha verde 2), ou a zona de fechamento de gap que você pode visualizar melhor na figura 2 acima. Alvos que nesse caso foram todos cumpridos. 

Veja ainda que na figura sinalizamos um comportamento de canal após o candle 10. Tendo seu range expandido. Assim temos o candle 24, um candle de tendência que logo é revertido por um candle vendedor, sinalizando uma possível tentativa de correção.

Observe que a tendência tem se mostrado forte, vender se torna mais arriscado. Mas para quem quer vender, tem uma barra de exaustão (barra 25) e o candle vendedor em seguida formando o padrão piercing line. O stop acima da máxima.

O alvo seria 1 x 1 ou na média móvel.

Um canal estreito na correção – atenção aqui!

Quem vendeu se deu bem. Mas vale observar a figura 5 abaixo. Veja que a correção se deu em várias baixas vendedoras, formando um canal estreito. Ou seja, para quem estava esperando compra na média móvel, seria prudente aguardar devido à pressão da venda que vinha se mostrando.

Figura 5 - Gráfico 5min Dólar - Canal estreito
Figura 5 – Gráfico 5min Dólar – Canal estreito

Feito esse parêntese. Voltemos à pressão compradora, que antes dessa correção mais profunda estava imperando no mercado. Assim, estamos tendo uma primeira correção. 

Para visualizar mais facilmente a pressão compradora, observe a figura 1, no gráfico de 60min e a figura 6 abaixo, nos gráficos de 15 e 30min respectivamente da esquerda para a direita. 

Figura 6 - Gráfico 15 e 30min - Dólar
Figura 6 – Gráfico 15 e 30min – Dólar

 Comprando Correções na Tendência no Day Trade

Já que percebemos que há uma pressão compradora forte, uma boa posição para o trader é comprar correções na tendência quando o mercado dá oportunidades para tal, como foi o caso desse dia. 

Assim, traçamos um fibonacci, para medir a região de 50% de correção da perna compradora (figura 7 abaixo). Nós vamos dedicar um artigo completo sobre fibonacci em nosso curso gratuito de price action

Figura 7 - Gráfico 5min Dólar - Fibonacci
Figura 7 – Gráfico 5min Dólar – Fibonacci

Uma compra apregoada na região, significa que o seu stop deveria estar na mínima do primeiro candle. Porém uma maneira mais conservadora é avaliar cada candle e aguardar um sinal de retomada da tendência de alta. 

Lembre-se que na figura 5 acima, e está sinalizado ainda na figura 7, que a correção se deu em um canal estreito. Geralmente, a primeira tentativa de rompimento do canal tende a falhar, sendo mais prudente uma segunda entrada.

A segunda entrada viria no candle 35, ou para quem é mais conservador o candle 37 deixa mais claro a probabilidade da retomada. O alvo é o topo anterior ou a zona de gap que já tínhamos sinalizado e é melhor visualizado na figura 1.

Canal e Linha de Tendência

Após identificar a correção, e retomada, o trader pode trabalhar com a hipótese de um canal. Por isso o alvo da compra na correção é o topo anterior. 

No caso em questão, veja que o mercado continua com a tendência de alta fazendo, lateralizando e fazendo pequenas correções. A lateralização também pode ser considerada com uma correção. 

Mas veja que ao decorrer do dia o mercado formou uma cunha, o que geraria uma expectativa de correção para o dia seguinte. 

Figura 8 - Gráfico 5min Dólar - Cunha
Figura 8 – Gráfico 5min Dólar – Cunha

O Que Esperar

Se voltarmos a figura, vamos observar que o mercado corrigiu, mas o candle vendedor do diário não deixou um bom sinal. E se voltarmos para a figura 2, vemos a tentativa de testar novamente ou renovar o topo. 

Assim, uma venda, considerando o gráfico diário, vale aguardar mais um pouco e esperar um sinal melhor. Assumindo a venda nesse ponto, stop não deverá se acima do candle vendedor, mas sim pelo menos duas vezes ele.

Lembre-se que ao operar no day trade é importante ter conhecimento dos riscos e da alavancagem do ativo. O conhecimento é sempre o pilar fundamental. 

Bons trader!

Scroll to Top