Agora vamos conhecer os tipos de ativos negociados para que você tenha uma visão geral do mercado financeiro e enxergar a gama de possibilidades de investimentos e diversificação nesse mundo financeiro.
Um dos grandes erros que todos podem cometer é limitar sua visão de oportunidade de investimentos é um único ativo. Você pode “ganhar dinheiro” realizando os trades em ações, mas você pode e deve pegar parte desse lucro e diversificar.
Isso não significa que se deve aprender tudo de vez; mas, saber os tipos de ativos e ir aprendendo conforme seu interesse te permitirá a viver realmente de mercado e a acumular patrimônio.
Dois Tipos de Ativos Negociados: Renda Fixa X Renca Variável
Simplificando o processo, há apenas dois tipos de investimentos: RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL. Dentro dessa divisão temos os diversos ativos correspondentes a seu tipo de investimento. Você pode ver no site de sua corretora os ativos que elas disponibilizam.
Os ativos de renda fixa são investimentos mais conservadores, pois oferecem baixo risco e um retorno previsível. Dessa forma, temos a máxima: “QUANTO MAIOR O RISCO MAIOR O RETORNO” ou vise e versa.
Lembre-se que é sempre importante conhecer minimamente sobre os ativos em que se está investindo, pois por menor que seja o risco, há riscos. Assim destacamos outra máxima: “NUNCA COLOQUE TODOS OS OVOS NA MESA CESTA”.
Vamos conhecer os tipos de ativos:
Ativos de Renda Fixa
Os ativos negociados na renda fixa, como o próprio nome já diz, traz um retorno de investimento com rendimento já conhecido previamente. Ao investir em ativos de renda fixa, saiba que você está emprestando seu dinheiro a alguém em troca de um rendimento mensal fixo.
Sendo assim, ao investir seu dinheiro em algum ativo de renda fixa, se pergunte: Estou emprestando meu dinheiro a quem? Esses ativos oferecem diferentes níveis de confiança e risco, dependendo das características específicas de cada investimento.
Vamos conhecer alguns ativos de renda fixa:
Títulos Públicos:
São títulos de dívida emitidos pelo governo federal, por meio do Tesouro Nacional, com o objetivo de financiar a dívida pública as despesas do Governo. A sua aplicação está relacionada à taxa selic.
Esses títulos têm datas de vencimentos para o resgate do valor aplicado. O resgate antes da data, pode gerar perdas ao investidor em caso de desvalorização do título. Consulte um assessor de investimentos da sua corretora.
Esses ativos negociados são considerados investimentos seguros, uma vez que são emitidos pelo governo federal, sendo considerado um emissor de baixo risco de crédito.
Saiba que os títulos públicos podem ser adquiridos por meio do Tesouro Direto, plataforma que permite a compra e venda de títulos públicos de forma simples e segura, diretamente pela internet. Também via sua corretora ou seu banco.
Dentre os títulos disponível para investimento no Brasil destacamos:
Tesouro Selic
O Tesouro selic é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é atrelada à variação da taxa selic (decidida pelo Banco Central).. Desde o auge da pandemia em 2020, o Banco Central do Brasil aumentou rapidamente a taxa selic, saindo de 2,00% a.a para 13,75% final de 2022 (taxa atual até a data de publicação deste artigo).
Tesouro prefixado
O tesouro prefixado, oferece uma taxa de juros fixa, já definida no momento da aplicação. O investidor sabe previamente sua rentabilidade e valor de resgate no dia do vencimento. Seja ele um título de curto prazo ou longo prazo.
Tesouro IPCA+
O Tesouro IPCA+ é um título híbrido, que oferece uma taxa de juros prefixada mais a variação do índice de inflação IPCA. Nesse caso o investidor sabe sua rentabilidade fixa e se beneficia da variação do IPCA se este estiver em tendência de alta.
Cdb’s (Certificado de Depósito Bancário)
Os CDB’S são emitidos pelos bancos com o objetivo de captar recursos. Oferecem rentabilidade atrelada a indicadores como a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário); a taxa de empréstimos entre os bancos.
Observe que a rentabilidade do investimento em CDB’S são ofertados em taxa percentual da taxa CDI para resgate após um determinado período como exemplo: CDB 720 dias, 106% do CDI.
Isso significa que se a DI hoje está em 13,65%, a taxa de retorno oferecida por este CDB’S será a taxa DI + 6%, assim temos um rendimento de 14,67%.Vale lembrar também que há CDB’S com liquidez diária, ou seja, resgate quando quiser antes do vencimento.
Esse investimento não é isento de IR.
Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCAs)
Isentas de IR para pessoas físicas, as LCIs LCAs são emitidas por instituições financeiras com o objetivo de financiar o setor imobiliário e o setor agropecuário, respectivamente.. Assim como os CDB’S possuem sua rentabilidade atrelada à taxa DI ou IPCA.
As LCIs e LCAs são uma opção interessante para quem busca investimentos de baixo risco e isenção fiscal. Assim como o CDB você pode investir também através de seu banco, apenas observe o prazo de vencimento.
Debêntures
As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas com o objetivo de captar recursos para projetos de investimentos. Oferecem uma rentabilidade pré-definida do momento da emissão. A sua taxa é atrelada a taxa DI ou ao IPCA.
Qualquer empresa pode emitir uma debênture, portanto, que esteja devidamente regularizada e possua autorização para tal. É mais comumente empresas de grande porte emitirem debêntures.
Ao investir numa debênture você está emprestando seu dinheiro a empresa emissora, portanto, saiba o risco envolvido nessa operação. É um tipo de ativo de renda fixa que oferece um risco maior.
Antes de seguirmos adiante, saiba:
Que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada sem fins lucrativos, garante aos investidores, em caso de falência da instituição financeira, restituição do valor até o limite de R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira para os seguintes “investimentos” em instituições financeiras associadas:
- Depósitos em conta corrente e poupança;
- CDB;
- LCI e LCA;
- Letras de câmbio; Letras Hipotecárias; Letras Financeiras;
Ativos de Renda Variável
Na renda variável o investidor pode ser beneficiado com alto potencial de lucro, porém esses ganhos são variáveis ou podem até ser negativos. Trabalhar com incerteza é uma rotina desse perfil de investidor.
São ativos que oferecem mais risco e volatilidade, por isso exige que se saiba e entenda os riscos e oportunidades. O conhecimento é o melhor investimento a ser feito antes de começar a atuar com renda variável.
Ativos de renda variável são ativos recomendados para quem tem um perfil de investidor mais arrojado. Porém, saber como diversificar entre esses ativos e arriscar somente uma pequena parte do capital pode ser uma forma de diminuir os riscos.
Conheça alguns ativos de renda variável negociados:
Ações
São ativos negociados na bolsa de valores e representam uma parcela do capital social de uma. É por meio da oferta pública de ações (IPO na sigla em inglês) no mercado que as empresas captam recursos para seus projetos.
A cada ano a bolsa brasileira evolui, são mais de 400 empresas listadas. As ações de cada empresa são representadas por um código formado por letras e números. Veja alguns exemplos abaixo:
AÇÃO | CÓDIGO |
Petrobrás | PETR4 |
Vale | VALE3 |
B3 | B3SA3 |
Banco do Brasil | BBAS3 |
Bradesco | BBDC4 |
CEMIG | CMIG4 |
Itaú | ITBU4 |
A ações também são dividas em ações Preferenciais (PN), que tem preferência para receber os dividendos, e Ordinárias (ON) que dão direito a voto. Representados pelos números 3 e 4 respectivamente.
Hoje toda nova empresa ao abrir capital na B3 deve obrigatoriamente está no novo mercado o nível de governança mais alto. Os outros níveis são o Nível 2 e o Nível 1.
Também há as BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são as ações estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. Assim, o investidor brasileiro pode comprar ações estrangeiras sem precisar investir no exterior. Da mesma forma temos as ADRs lá fora (ações brasileira negociadas na bolsa americana)
Contratos Futuros
A ações também são dividas em ações Preferenciais (PN) representada pelo número 4, que tem preferência para receber os dividendos, e Ordinárias (ON) representada pelo número 3, que dão direito a voto.
O que quero dizer exatamente: é que esse contratos tem vencimentos. O investidor negocia hoje o contrato que vai vencer mais a frente. Cada tipo de contrato tem suas datas de vencimento específicas. O contrato futuro de dólar, por exemplo, tem vencimentos todos os meses.
São ativos em que o investidor ou trader pode operar alavancado, ou seja, apenas é exigido um pequeno percentual do valor do contrato para montar uma posição, comprada ou vendida, ganhado tanto na alta quanto na queda.
Os contratos futuros oferecem oportunidades de ganhos elevados, para isso, mas do que nunca, o investimento é crucial!
Opções
São derivativos, ou instrumentos financeiros que derivam seu valor de outros ativos financeiros, como ações e commodities, por exemplo.Também são muito utilizadas para proteção e/ou rentabilidade de carteira.
Existem as opções de compra as, CALLs e as ações de vendas, as PUTS. Esse instrumento confere ao comprador o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo financeiro. Já ao vendedor a obrigação de vender ou comprar o ativo.
Ao contrário do que muito se divulga, é possível limitar os riscos operando opções. A falta de conhecimento faz com que diversos traders assumam posições super arriscadas em opções levando a grandes perdas.
Fundos de Investimento (FI)
São uma modalidade de investimento coletivo em que recursos financeiros de diversos investidores são reunidos e aplicados em uma carteira diversificada ou não de ativos financeiros, tais como ações títulos de renda fixa, câmbio, etc.
Os fundos são regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e são geridos por um profissional especializado e certificado, conhecido como gestor de fundos. Este é o responsável pelas decisões estratégicas de investimento.
Vamos destacar os Fundos Imobiliários (FIIs), que são fundos que investem em imóveis e oferecem aos investidores parcela dos rendimentos geração com a locação ou venda dos imóveis, que podem ser pagos mensalmente.
Os recursos podem ser aplicados em diversos empreendimentos imobiliários, tais como edifícios comerciais, galpões logísticos, shopping centers, entre outros. A lista de FIIs(link:https://fiis.com.br/lista-de-fundos-imobiliarios/) tema aumentado a cada ano na B3
ETFS (Exchange Traded Funds)
São os chamados fundos de índices. Eles reproduzem a performance de um índice, como o Ibovespa , e podem ser comprados e vendidos como qualquer ação da Bolsa de Valores.
Como exemplo de ETFs de ações temos o BOVA11 que reproduz as ações que compõem o índice Ibovespa, a SMAL11 que replica as Small Caps. Há também ETFs de renda fixa e mais recente.
Conhecimento
Como ressaltado diversas vezes durante esse artigo, o ativo mais importante é o conhecimento. É uma parte fundamental para iniciar e aumentar suas chances de ter muito mais posições ganhadoras do que perdedoras ao longo do período.
Bons estudos!