E quando a premissa inicial se mostra errada, o que fazer? Esse é o estudo do dia para analisarmos um trader que não desenvolveu como o esperado no day trade.
Uma verdade que todo trader precisa ter em mente é que vai errar, e tudo bem errar. O importante é acertar mais do que errar, e ao perceber que está errado stopar a sua operação para minimizar as perdas.
Não aceitar o erro é o maior erro, com o perdão da redundância, que todo trader pode cometer. Esse é um trabalho diário de policiamento individual de cada trader. Porém, o trader pode ter ajuda da plataforma e configurá-la com um stop de perda diário.
Análise de Contexto do Ativo Winm23
Vejamos, brevemente o contexto em que o ativo vinha se comportando. (veja o estudo do dia sobre o IBOV para ver o contexto mais detalhado).
Claramente o Índice futuro vinha em uma tendência de baixa em forma de canal. Temos 03 puxadas para baixo, e teste da região de suporte de canal. Em seguida, a partir do candle 28, da figura abaixo, temos uma correção com pressão compradora.
O que nos fez esperar mais uma tentativa de teste de topo. Após os candles 39 e 40 esperávamos uma correção para os próximos dias.
Após a correção e o candle 46 esperávamos a oportunidade de um trade mais longo na compra no day trade, porém o dia se mostrou mais lateral. Vamos entender qual foi o trader que não deu certo.
A Premissa Que deu Certo
Indo para o gráfico de 5min do indice futuro (WINM23), temos na figura abaixo claramente uma lateralização. Em lateralização a vantagem é comprar baixo na região e vender alto. Porém, como vimos acima, esperávamos a possibilidade de um dia de alta com objetivo até a zona de gap.
Após a abertura do mercado, o ideal seria aguardar algum padrão que permitisse comprar baixo. Durante a primeira hora o mercado testou topo da máxima do dia, e estando no meio do range,
E como o mercado premia os pacientes, deixa um padrão de fundo duplo em região baixa na lateralidade mais ampla, assim como na lateralidade do dia. Veja o recorte abaixo com zoom.
A figura acima mostra bem o fundo duplo do dia, e baixo também na lateralidade demarcada na figura 2.
Assim, temos o padrão que oferece a entrada que permite o trade longo. O candle que de entrada é o 22, que deixa uma boa barra de tendência. O candle 23 possibilitaria a entrada também, porém com as seguintes ressalvas, está no meio da lateralidade! Mas, nesse caso, corrobora a premissa inicial.
Os alvos são a máxima do dia, o fechamento do gap do último candle do dia anterior, o extremo da lateralização e a zona de gap que comentamos acima.
Quem tempo perfil para alongar o trade, era deixar rolar e gerenciar o trader. Para os que gostam de trader mais curtos saiu após o lucro no bolso nos alvos mais curtos.
A Premissa Inicial se Mostra Errada
Você viu na figura 2 que o mercado sentiu a região de topo da lateralidade e corrigiu. A venda na região alta é um trade possível, sim. Porém, seguindo a premissa inicial, aguarda-se um outro comportamento que possibilite oportunidade na compra.
Veja que o mercado subiu com pressão compradora, e sendo uma lateralidade, haveria uma probabilidade de correção. Então como se posicionar na compra nesse ambiente?
Veja que a correção se dá em 3 puxadas, em canal ou uma cunha (ver artigo sobre padrões). Assim, temos que o candle 38 é a terceira tentativa de correção, valendo uma entrada com objetivo novamente em novo teste de topo e no alvo da zona de gap (ver figura 2).
Importante observar que essa compra está sendo realizada no meio do range da lateralidade, porém a premissa,com base no diário é a possibilidade de mais alta.
Embora haja uma premissa, é muito importante sempre observar o contexto geral, para ter um plano de saída em caso de erro, como se mostrou o caso, em questão.
Onde estavam os stops dessa operação?
Considerando um trade mais curto, abaixo do candle 38 (180 pontos), mais arriscado; um stop por pontos, considerando a amplitude do dia, uns 340 pontos; e stop abaixo da zona de lateralização, por volta de 1000 pontos.
Veja que o trade lateraliza em poucas barras e começou a andar a favor uns 250 pontos. Obviamente, sabendo que está na região de meio de uma lateralização, deve-se ficar atento, principalmente vendo que não houve um desenvolvimento mais rápido.
O Que Fazer, Quando a Premissa Inicial se Monstra Errada?
A proteção no zero a zero é uma opção a ser utilizada. Caso o trade não optasse pela proteção, após o mercado se mostrar lateral nas próximas barras, o melhor seria abandonar o trade com prejuízo, pois elimina a premissa inicial que se mostrou errada.
Quando a premissa iniscial se mostra errada, stopar a posição é fundamental para evitar perdas desnecessárias!
Lembre-se, o stop faz parte e operando em conformidade com o comportamento do mercado você sairá mais vencedor em suas operações!
Veja que a forma de análise, seja no gráfico diário ou no intraday é a mesma. Ou seja, mesmo no day trade, ou em qualquer tempo gráfico os padrões se repetem.