Vamos saber como investir no Tesouro Selic. Você verá como é simples buscar rendimentos maiores que a poupança, mesmo que você tenha pouco para investir. Saiba que investir seu dinheiro é uma forma de fazê-lo crescer.
Se você está pensando sair da poupança e começar a buscar investimentos que te tragam retorno mais atrativo, uma das opções mais seguras e acessíveis é o Tesouro Selic.
Saiba que o Tesouro Selic é um título público emitido pelo Governo Federal brasileiro e é considerado um investimento de renda fixa. Discutiremos a seguir como investir no Tesouro Selic e o que você precisa saber antes de fazer seu primeiro investimento.
Importante ressaltar que este artigo não é um recomendação de investimento, mas seu objetivo é apenas educativo.
O que é a Taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros que dita os rumos da economia do Brasil. Ele é definido pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil e é utilizado como referência para todas as taxas de juros do país.
A taxa Selic é importante porque influencia no comportamento do mercado financeiro e afeta a inflação. Uma taxa Selic alta, significa uma taxa de juros alta, em consequência a isso a renda fixa fica mais atrativa e gera fuga do mercado financeiro.
Em teoria, quando a taxa Selic está alta, as pessoas tendem a investir mais em renda fixa e a economia fica mais lenta. Quando a taxa Selic está baixa, as pessoas tendem a investir mais em renda variável, em busca de rendimentos melhores, e a economia cresce mais rapidamente.
Quando é definida a Taxa Selic?
A taxa Selic é definida pelo COPOM, em reuniões que acontecem a cada 45 dias. O objetivo do COPOM é controlar a inflação e estimular o crescimento econômico do país.
Como vimos, a taxa Selic pode ser reduzida ou aumentada, dependendo da situação econômica do país.
Como Funciona o Tesouro Selic?
O Tesouro Selic é um título público que é emitido pelo Governo Federal. Ele é considerado um investimento de renda fixa, ou seja, um investimento seguro e significa que o investidor sabe exatamente quanto irá receber no final do período de investimento.
É corrigido pela taxa Selic, ou seja, o rendimento do investimento está diretamente ligado à variação da taxa básica de juros da economia brasileira. Então acompanhar a tendência da taxa Selic pode ajudar na decisão de manter o investimento ou re-alocar seu capital.
Saiba que o Tesouro Selic tem uma liquidez diária, o que significa que você, investidor, pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento. Isso o torna uma opção muito interessante para quem está começando a investir, já que não há prazo mínimo para o investimento.
Como Investir no Tesouro Selic?
Para investir no Tesouro Selic, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores ou em uma instituição financeira que ofereça esse tipo de investimento. Também é possível investir através do site do tesouro direto.
Após abrir a conta, é necessário escolher o título público que deseja investir. No caso do Tesouro Selic, você pode comprar frações a partir de R$ 30,00, Consulte sua corretora ou instituição financeira. Também pode consultar os títulos pelo site do tesouro direto.
O investimento no Tesouro Selic é seguro e garantido pelo Tesouro Nacional, ou seja, você está emprestando seu dinheiro ao governo federal, por isso os títulos públicos são considerados investimento seguros, com baixíssimo grau de risco.
Tanto no site do tesouro, das corretoras e instituições financeiras é possível realizar simulações de investimento para te ajudar a decidir e planejar seu investimento.
Então, sabendo agora do Tesouro Selic, com a Selic em 13,75% ao ano, você ainda vai deixar seu dinheiro na poupança? Consulte seu assessor ou gerente de seu banco e solicite mais orientações.
Conclusão
O Tesouro Selic é uma excelente opção de investimento para quem deseja investir com segurança e ter liquidez diária. É considerado um investimento de renda fixa e corrigido pela taxa Selic, o que significa que o rendimento está diretamente ligado à variação da taxa básica de juros.
Pela segurança do investimento é muito recomendado para perfis de investidores mais conservadores. E com a taxa de juros em níveis altos, atualmente em 13,75% ao ano, passa a ser um investimento muito atrativo, atraindo até investidores mais agressivos.
O investimento em conhecimento é o melhor o seu melhor ativo!
Bons estudos e bons investimentos!