Nesse artigo você saberá com ler a pressão, euforia e exaustão do preço no gráfico apenas interpretando os candles, que nos traz informações sobre o fluxo comprador ou vendedor.
Vamos entender como agir de acordo com a pressão dos preços e força das pernas. Como identificar uma euforia de mercado ou exaustão do movimento. Saber que cenário esperar de acordo com o comportamento do mercado, com o objetivo de se posicionar melhor no trade.
Reconhecer a força da perna, se o mercado está em euforia ou uma possível exaustão, te ajudará na leitura do contexto do mercado, contribuindo na assertividade de seus trades ao longo do tempo.
Vale ressaltar que isso vale para qualquer tempo gráfico e não somente para o day trade.
Reconhecendo uma Perna no Gráfico
Uma pena é a ida do preço de uma ponta A para um ponto B. Assim, uma perna pode ser simplesmente de um único candle como uma sequência deles. Outra forma de ler uma perna é identificar os topos e fundos. Reconher uma perna é o primeiro passo para aprender a ler a pressão, euforia e exautaão do preço.
Para auxiliar sua leitura, enquanto você treina seu olho, a plataforma profit oferece o detector de topos e fundos. É tão simples de inserir, tanto quanto inserir um indicador qualquer.
Traçamos duas linhas, a linha amarela e a linha verde, isso para demonstrar que uma perna maior pode ter outras penas. Isso vale para qualquer tempo gráfico.
Olhando o gráfico da esquerda para a direita, veja que a perna de queda fez duas correções, ou tentativa de reversão, e uma terceira no final. Se você vem estudando desde o 1º artigo já identificou que a queda veio em canal e também formou uma cunha.
Como falamos um candle também é uma perna. Um candle de 60min são 12 candles do tempo gráfico de 5 min. E este último, são 5 candles de 1 min. Vamos identificar as penas pelo topos e fundos:
Veja que acima demonstramos na esquerda um gráfico de 60 min, e ao lado direito um gráfico de 5 min de um ativo qualquer. E assim, é possível observar claramente uma perna de movimentação do preço.
Ainda, considerando a mesma figura, observe a região circulada, em ambas as figuras, veja pressão no candle de 60 min e veja a pena de candles no gráfico de 5 min.
Como Ler Movimentos de Euforia e Pânico
Os movimentos de euforia de mercado são movimentos de manada ou movimentos climáticos. Em que todos seguem uma direção de forma irracional. O movimento de pânico é igual ao movimento de euforia, porém na queda.
Observe que momentos de crise, levam a fugas do mercado ocasionando grandes quedas em efeito manada. Na ponta contrária, a euforia de mercado o ativo sobe continuamente.
Em grandes movimentos eufóricos, também chamados de bolhas, o ativo sobe, e cada vez mais investidores vão comprando o ativo. Pode ocorrer em movimentos voláteis ou mais lentamente.
Como dois exemplos mais conhecidos na contemporaneidade, temos os movimentos de altas que antecederam a crise de 2008, e as supervalorizações das empresas “ponto com” da Nasdaq, que logo depois vinheram o movimento de pânico do mercado.
Vejamos abaixo dois exemplos desses movimentos:
Nos exemplos da figura acima, vejo dois padrões que já falamos aqui, movimentos e canais estreitos, um padrão de tendência.
Seja em momentos de euforia ou pânico, o trabalho do trader é analisar o comportamento dos preços e com base em sua análise tomar uma decisão: se posicionar ou não fazer nada e aguardar.
É impossível cravar com 100% de certeza que o mercado chegou ao final do movimento, porém podemos, com base no price action, identificar um padrão de comportamento de reversão de fluxo, então tomar uma decisão com alguma probabilidade.
Veja no exemplo abaixo um movimento de pânico que ocorreu na Ibovespa em 2020, e na figura seguinte, mesmo período na ação da VIIA3.
Veja que no Índice à vista não em gaps, já o índice futuro há gaps. E analisamos o gap como um candle. Assim, veja a pressão vendedora se impõe nesse movimento de pânico do mercado.
Observe que o mercado tenta correções, e ao final, agora sabemos que foi o final, começa com sinais de lateralização, faz uma correção mais profunda, com 03 candle de tendência e com pressão compradora.
Obviamente comprar num ambiente assim, é arriscado, mas no mínimo o trader enxerga uma parada de mercado, evitando vender baixo nesse ambiente.
Na figura abaixo, a ação da VIIA3, teve um movimento também, um movimento de pânico. Já a ação faz um fundo duplo, ainda que tímido em relação a pressão de venda, temos um padrão de lateralização e reversão.
Como Ler Movimentos de Exaustão
O movimento de exaustão é um movimento de cansaço dos preços, pode ser um fim de movimento ou apenas uma correção. Alguns sinais podem indicar um movimento de exaustão nos preços, tais como:
- Candle de tendência forte após uma tendência de muitas barras;
- Sobreposição de candles, uma lateralização, candle de força contrária logo após a barras, supostamente de exaustão, formando um padrão de candle de reversão.
- Movimento forte dentro de uma lateralidade, levando o mercado de uma ponta a outra.
Vamos analisar um movimento de exaustão na figura abaixo, onde temos uma reversão e uma tendência de alta.
Na figura acima temos fatura de barra de exaustão:
- 1- Pressão vendedora, falhas de correção, candle de tendência e um inside bar formando um padrão de candle de reversão;
- 2 – Tendência na reversão, formando um padrão “V” (padrão lateral), falha de rompimento;
- 3 – Nova falha de rompimento, formando novo padrão de reversão de candle de duas barras;
- 4 – Rompimento da região anterior, padrão de reversão de candle, correção lateral;
- 5 – Novas barras de força compradora, com novo padrão de reversão, gerando nova correção;
Atenção! Isso não significa que o trader deva operar sempre na reversão. Operar a favor da tendência é sempre mais lucrativo e assertivo. Com treino e análise será possível criar hipótese de candle de exaustão com mais facilidade.
Veja que nem todo candle de exausta siginifca que se trata de um reversão de tendência ou uma oportunidade para se opeara contra a tendência.
Como Ler a Pressão das Pernas
É possível ler a pressão das pernas e com base nisso tomar decisões para se posicionar no trade. A análise da pressão é feita somente com base na leitura dos candles.
Pressão em tendência de alta
Vamos começar observando uma pressão compradora numa tendência de alta, na figura abaixo.
No exemplo da figura acima, vemos claramente uma perna com pressão compradora. Veja que o mercado faz uma fuga de uma lateralização, rejeita um candle vendedor (candle 3), e segue com candela de tendência de fluxo comprador.
Em um ambiente de tendência, com essa pressão de compra, é mais provável que o mercado volte a subir, assim a vantagem está em aguardar o momento para comprar e evitar o trade na venda que terá menor probabilidade de acerto.
Veja que a tendência segue longe da média, e o mercado tenta corrigir e logo vem fluxo comprador. E nesse processo busca a média em duas pernas, e forma também uma bandeira. Contexto ideal para vislumbrar nova perna de alta.
Abaixo temos outro exemplo de tendência com forte pressão compradora. Veja que diferente da figura acima, a correção é bem curta. O candle 35 já deixa uma rejeição (sombra grande) e em seguida é engolfado, sinalizando continuidade na compra.
Pressão em tendência de baixa
Vejamos exemplo de análise de pressão da perna na tendência em uma tendência de baixa.
Veja que na primeira perna, o mercado vem em uma sequência de candles vendedores, uma pressão menos intensa, mas ainda assim uma pressão de venda, ao ponto de falhar a primeira tentativa de correção.
Em seguida observamos o aumento da pressão na venda, com nova falha na tentativa de reversão e continuidade na queda com mais pressão. E veja que o mercado corrige de forma lateral, seguindo com a queda.
Uma nova sequência de candles de tendência de baixa, uma nova pressão vendedora. Veja que o padrão se repete, onde há uma sequência de candles vendedores, mostrando pressão, e geralmente a primeira tentativa de correção e/ou reversão tenda falhar.
Seja na compra ou na venda, é possível reconhecer em qualquer tempo gráfico o mesmo padrão de pressão, que nesse formou um padrão de canal estreito e após a correção lateral ampliou o canal.
Ao se deparar novamente com o mesmo padrão saberá como se posicionar.
Pressão em lateralidades
Temos diversos padrões de lateralidades como vimos em artigo postado e que temos variadas amplitudes de ranges. Então, de imediato, chamo a sua atenção para ranges estreitos, onde os candles devem ser ignorados e o foco é somente em operar o padrão.
Observe na figura abaixo uma lateralidade com range curtos ou estreitos e veja como os candles de tendência, ou a pressão impostas por eles sofrem inversão de fluxo, mesmo quando há a tentativa de um rompimento.
Agora quando temos uma lateralidade de range amplo, é possível identificar pernas de tendências, onde o trade consegue tirar proveito do movimento da tendência, ou seja, ir junto com o movimento.
Vejamos um exemplo que já vimos antes. Uma lateralidade na ação da Petrobrás que já vinha há algumas semanas.
A lateralização que vemos na ação da Petrobrás, tem um range mais amplo. Perceba que há pernas de tendência e pressão que influenciam nos preços. Veja como os preços chegam no extremo com pressão compradora dificultado a reversão.
Havendo o mesmo padrão de comportamento, um range mais amplo, ainda que no intraday, análise do mesmo jeito. Lembre-se, que os padrões se repetem independentemente do tempo gráfico.
Conclusão
Vimos como analisar a pressão das pernas pode ajudar o trader saber o que esperar do movimento do mercado e tomar uma decisão mais assertiva.
Em cada exemplo que vimos para analisar a pressão em cada ciclo, em momento algum foi descartado a importância de identificar o padrão de comportamento. Entenda que se trata de um conjunto de fatores que corrobora a hipótese do trader.
A leitura do contexto é importante para construção da hipótese e até mesmo para identificar quando não se confirmará. Ou seja, identificar o padrão de comportamento é sempre importante, assim como os candles tem sua importância.
Abra o gráfico de qualquer ativo da sua escolha, portanto que tenha liquidez, procure identificar os padrões e movimento das pernas. A pressão em tendências, em padrões de reversão e as pressões em lateralidades. Isso vai te ajudar a treinar seu olho.
Em breve mais artigos do curso gratuito de price action. Aproveite e acompanhe o estudo do dia.
Estude o próximo artigo para se aprofundar mais em mercado lateral e alguns padrões laterais.