O índice futuro e dólar futuro, vamos estudar como foi a semana nos dois ativos mais operados no mercado futuro. Vamos ver como foi e o que podemos esperar com base no estudo de price action.
O price action pode ser aplicado em qualquer ativo que tenha liquidez o suficiente para se analisar os preços através dos gráficos. Não importa o tempo gráfico que se esteja analisando, estudo será o mesmo, pois os padrões se repetem.
Ressaltamos aqui que este artigo não se trata de uma recomendação de compra ou venda dos ativos. Tem como objetivo realizar um estudo dos preços com base no price action.
Índice Futuro – Estudo da Semana
Em nosso último estudo alertamos para o risco de compra alto pela possibilidade e uma lateralização, devido ao fato de está próximo a uma região de resistência, candles com demonstrando fluxo vendedor e dojis.
O índice futuro subiu mais, porém com correções e se você já consegue observar os padrões de price action, observou que o índice futuro está em uma formação de canal, e também identificou a pressão compradora no ativo.
Veja que os candles 58, 59 e 60 dojis e começam a sinalizar uma lateralização ou possível correção, porém não sinalizam ao trader abrir uma venda, pela comportamento anterior, que estudamos antes, há um comportamento de canal e havia probabilidade de teste do máxima do candle 40.
O candle 62 enfim faz teste de de topo de feixa com fluxo vendedor formando um candle de reversão, uma estrela cadente. Nesse momento é que analisar a pressão e comportamento são importantes.
Embora em região de resistência, os candles anteriores sinalizam uma possível lateralização, e se reduzir o tempo gráfico, no exemplo abaixo reduzimos para os 60 min, é identificado mais facilmente o padrão de canal.
Se voltarmos a figura, percebemos que o mercado não veio abaixo da mínima, e voltando a figura 2, observamos que o mercado está baixo na região de um canal de alta. Essa amplitude de canal no índice futuro, permite boas oportunidades tanto na compra, quanto na venda, no day trade.
O Que Esperar do Índice Futuro para a Semana
Para que tenhamos um sinal de uma correção mais profunda no índice futuro, precisamos que o ativo mude o ciclo fugindo dessa região e demonstrar pressão vendedora.
Como ainda temos uma região de canal, temos para cima alvo com o fechamento de um gap e o topo anterior. Observe os sinais dos candles juntamente com o comportamento.
Dólar Futuro – Estudo da Semana
Em artigo anterior, sinalizamos sobre o risco de uma venda baixa no dólar, devido ao comportamento do ativo, que já vinha demonstrando correções. Sendo assim, mesmo com a pressão da última perna de venda, era “provável” uma correção.
Para tanto, ressaltamos que seria necessário um candle de pressão compradora.O engolfo e o candle 92 que engolfou é um bom exemplo de sinal para uma correção. O trade pode assumir o risco de compra, sabendo que a predominância
Nesse ambiente é sempre mais conservador aguardar a correção para mais vendas, mas isso não impede o trader de assumir riscos calculados. Obviamente a média móvel é um alvo para zeragem total ou parcial da posição.
E poderia ser um fundo duplo? Sim, poderia ser um fundo duplo, porém em um contexto geral, a tendência de baixa ainda é predominante. Portanto, em comportamentos assim, proteger a posição é importante.
Embora estejamos mostrando um gráfico do tempo diário, os mesmo comportamentos são encontrados no daytrade. Portanto, não invente a roda, analise os comportamentos em qualquer tempo gráfico e opere o padrão.
O Que Esperar do Dólar Futuro para a Semana
O dólar futuro está em uma região de média móvel, ou uma região de resistência. O candle é de pressão compradora, mas ainda assim é uma região ruim para assumir entradas.
Caso vá operar day trade no dólar futuro, analise o comportamento do mercado. Veja que o candle 95 é de pressão compradora; portanto, se o mercado abrir comprador, e estiver esperando uma venda devido a região, aguarde algum setup de reversão para vendas.
Como o mercado é sempre de probabilidades, reconheça se estiver errado, e se a pressão de compra for predominante opere de acordo. É importante reconhecer quando a premissa não se realiza para mudar de idéia.
Bons trades!