Ações do Bradesco (BBDC4) – Estudo do Dia

Vamos analisar as ações do Bradesco (BBDC4). Vamos ao nosso estudo de dia de price action estudando o gráfico das ações de uma das maiores instituições financeiras do Brasil que integram o índice Ibovespa.

Fundado em 1943, começou como um banco regional e hoje tem presença nacional, como uma das instituições financeiras de grande importância. Podendo integrar a lista dos “grandes demais para quebrar”.

Vale ressaltar que este artigo não se trata de recomendação de compra ou venda do ativo. Tem como objetivo realizar um estudo de price action sobre ações do Bradesco (BBDC4).

Ações Bradesco (BBDC4) – Estudo do Dia

Ações do Bradesco (BBDC4) – em Padrão de Lateralização

Vamos começar o estudo pelo tempo gráfico semanal para olharmos para o ativo de forma mais ampla. Já ressalto aqui que que a análise gráfica é a mesma, independente do tempo gráfico, pois os padrões se repetem.

Assim, temos claramente na figura abaixo, que os preços das ações do Bradesco (BBDC4) estão em um amplo range de lateralização, se mantendo nesse range desde 2018.

Figura 1

Como sinalizamos em nosso curso gratuito de Price Action, é importante identificar o padrão para se operar de acordo. Sendo assim, saiba que em lateralização, o trader deve procurar comprar baixo e vender alto.

A premissa é que o mercado permanecerá na inércia, ou no ciclo atual, até que algo ocorra para a provocar a mudança do ciclo. Portanto, até que isso ocorra, a vantagem para o trade está em operar de acordo com o padrão que está posto à sua frente. 

Veja o comportamento das ações do Bradesco (BBDC4), ao estarem baixo, na região de lateralização, sofreram pressão compradora, tendo sua cotação no dia de hoje, 24/05/2023, próximo a região de meio da região.

Padrão de Cunha nas Ações BBDC4

Além da possibilidade de compra somente por estar  baixo na região lateral, temos também a formação de um padrão de cunha na região baixa da lateralização do range maior, conforme podemos verificar na figura a seguir.

Figura 2

Veja que também pode ser considerado uma lateralização estreita com a fuga ocorrendo no candle 15.Obviamente, caso o mercado não seguisse na direção desejada, o stop do trade deveria ser acionado de acordo com o seu objetivo de entrada.

Porém por ainda estar baixo, o stop correto deveria ser, caso os preços de fato rompessem o range para baixo, indicando uma possível mudança de ciclo. Ainda que os preços viessem mais abaixo, o trade teria a probabilidade a seu favor devido ao padrão. 

Lembre-se: nenhuma técnica é infalível para te deixar livre do stop. Portanto, tenha em mente que se projetar é fundamental para te manter vivo no mercado.

As entradas nesse caso, podem variar de acordo com o perfil de cada trader:

  • Poderia ser por ordem apregoada, simplesmente por estar baixo na região lateral;
  • No fechamento do candle 12, que deixou um sombra, e estando baixa na região da cunha;
  • Nas máximas dos candles 13 e 14, que são inside bar em região de lateralização e baixo na região lateral;
  • Já sendo mais conservador nos candles 15, 16 e 17. O candle 15 indica a fuga da região. O Candel 16 é um inside bar e o 17 é um barra de tendência corroborando a fuga. Depende da análise de cada trader.

Veja que há várias possibilidades de entrada, e onde o trader vai entrar irá depender do seu apetite ao risco ou do trade que o deixa mais confortável e confiante no movimento.

Embora haja diversas possibilidades de entrada, uma coisa não mudou na análise do contexto e é incontestável: é um padrão de lateralização e a vantagem estaria em compra baixo na região lateral. 

Comprar o ativo nos níveis atuais, em meio a região lateral, já não garante tanta vantagem de lucro ao trade, podendo deixá-lo mal posicionado no trade.

E subir? Paciência trader! No geral, operando corretamente você terá a chance de ganhar mais do que errar.

Ações no Bradesco (BBDC4) – Análise no Gráfico Diário

Como já informamos acima, o estudo de price action é o mesmo independente do tempo gráfico. A única diferença é que quanto menor o tempo gráfico mais ciclo o mercado apresentará, ou seja, mais oportunidades.

Vamos estudar no gráfico diário o mesmo padrão de cunha. Lembrando que no contexto mais amplo, já temos em mente que o mercado está baixo na lateralidade. Mas como seu risco será no diário, a entrada será pelo diária, sendo o gráfico semanal somente um balizador.

Figura 3

Observe na figura acima que é possível enxergar o padrão de cunha também no gráfico diário. Veja as setar 2 e 3, que temos possíveis entradas para o trader especular posição comprada e realizar seu swing trade. 

Não concordo com o padrão de cunha, eu vi uma lateralidade!! Está certo também! Há lateralidade também, um padrão de cunha também é um padrão lateral. Veja na figura abaixo outra forma de análise.

Figura 4

Na seta 1 veja o trade pode considerar uma falha de rompimento, o que valida uma entrada. A correção mais profunda anterior, sinaliza uma tentativa de reversão, o que corrobora mais a entrada na falha de rompimento. 

Veja que nessa análise estamos considerando somente a lateralização do retângulo. Veja na seta 2 outra entrada, por estar baixo nessa região lateral sinalizada, podendo ser por ordem apregoada, ou pelo doji apresentado. Já não sendo uma entrada tão tranquila por não ter um candle de tendência como a anterior.

Porém, o padrão está posto e o trader pode tirar vantagem do padrão para si. Nesse caso a saída na máxima do padrão. O trade pôde vender alto nesse padrão (seta 3), por ordem apregoada ou pelo padrão de estrela cadente.

Neste caso a venda falhou, porém deu oportunidade de saída no zero a zero ou um stop mais curto. E obviamente temos claramente a fuga da região já alto se considera o topo que tem na figura acima, porém com espaço para fechamento do gap, ver figura a seguir.

Figura 5

O Que Fazer Agora nas Ações do Bradesco (BBDC4)

Se você conseguiu compreender a explicação sobre o padrão lateral e como operá-lo. Saque que na região onde os preços do ativo estão atualmente, não é a melhor região para o trader se posicionar no ativo. Pois, os preços estão próximos ao meio do range lateral. 

Acompanhe o gráfico diário e aguarde se o gráfico demonstra algum comportamento que permita entrada, para swing trade. Se procura mais oportunidades rápidas, baixe o tempo gráfico para 60 min ou menos para encontrar novas oportunidades de ganho rápido.

Seguindo o contexto mais amplo, de fato não há vantagem para se tomar uma posição pensando em ficar posicionado para especular. Lembrando que aqui estamos fazendo um estudo do price action. 

Bons trades e bons estudos!

Scroll to Top