Hoje veremos comportamento de lateralidade em nosso estudo do dia.Vamos utilizar dois ativos para exemplificar dois padrões diferentes e de lateralidade dos preços e como o trade molda sua forma de operar de acordo com cada padrão.
Vamos fazer uma análise em um tempo gráfico maior e como essa análise ajudará na decisão do day trade, reforçando que é a mesma forma de análise, pois os padrões de comportamento se repetem em qualquer ativo e tempo gráfico.
Ressaltamos que este artigo não é uma recomendação de compra ou venda do ativo. Tem como objetivo apenas realizar um estudo de análise gráfico ou price action, para compartilhar uma visão sobre o assunto.
Comportamento Lateral no Índice Ibovespa Futuro (WINM23)
Em 26/05/2023 dedicamos um estudo do dia ao Índice Ibovespa Futuro (WINM23), no qual sinalizamos uma mudança para um comportamento de lateralização no ativo. São 7 dias, ou 7 candles, em que 6 fecharam o dia como um doji (ver gráfico diário abaixo).
Já tínhamos sinalizado para uma comportamento de canal nessa correção do índice Ibovespa Futuro (WINM23); portanto, esperávamos alguma correção após o rompimento da máxima anterior. Porém essa correção está, até o momento, ocorrendo de lateral.
O candle 65 e 66, sinalizam o começo de de uma possível correção, já o candle 68, que fechou novamente com um doji, rejeitando a venda, corroborou mais a hipótese da lateralidade, tratamos sobre isso no artigo do dia 26/05/2023.
Como essa análise ajuda no day trade?
Se esse não é o primeiro artigo que você lê em nosso blog, já sabe que para nós não importa o tempo gráfico, pois o estudo de price action (a ação do preço) é o mesmo. Os padrões de comportamento se repetem, e assim, a forma de operar é a mesma.
Ocorre que se o trader identificar, nesse caso, que há um comportamento lateral no período diário, fica claro que há regiões de suportes (baixo na lateralidade) e regiões de resistência (alto na lateralidade) onde terá mais vantagem para se posicionar e gerar trades mais longos no day trade.
Sinalizamos os dias 24 e 25/05/2023, que correspondem aos candles 67 e 68 da figura 1 acima. Veja que o dia 25/05/2023 tem um comportamento lateral, porém mais complexo, mas veja o artigo que detalhamos o estudo desse dia.
Assim temos, conforme a figura 2, regiões de resistência sinalizadas acima, em que esperando um comportamento de alteridade poderiam gerar oportunidade de entrada no day trade. Assim, o trade pode aguardar um padrão de entrada no gráfico de 5min, ajustando seu risco x retorno para tal.
Importante ressaltar que a sua entrada será com base no tempo gráfico que está operando, levando-se em consideração o comportamento identificado no gráfico diário.
Se está achando muito confuso, comece pelo nosso primeiro artigo do curso gratuito de price action e siga para os próximo. O estudo do dia é um complemento com estudos práticos para ajudar a acelerar o aprendizado.
Uma Cunha nas Ações do Banco do Brasil (BBAS3)
As ações do Banco do Brasil (BBAS3), demonstram comportamento lateral, testando o fundo anterior na crise da covid-19. A ação está tentando realizar rompimento da região, uma vez que renovou máximas, porém não obteve força para fugir com volume e expandir.
O gráfico do diário acima foi reduzido para demonstrarmos melhor a lateralidade e o tamanho do range. Embora tenha levado mais tempo que outras ações, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) foram seguindo em lateralidade e rompimento até o teste do topo antes da crise.
Agora, reduzindo a visão para uma quantidade de candle mais atuais, conforme imagem abaixo, vemos claramente que não houve um rompimento com força. E é possível identificar a formação do padrão de cunha.
Veja acima, que os preços rompem a região e voltam fazendo um pullback. e seguem para uma segundo onde de alta. Após a segunda correção já era possível a expectativa para uma próxima alta, pois o trade poderia esperar uma nova tentativa de alta.
Se já haveria uma probabilidade de uma nova puxada para alta, o rompimento da máxima anterior também era de se esperar uma possível correção, pois a hipótese de uma cunha já estava na mente do trader.
E como esse padrão no diário ajuda no day trade?
Com a hipótese da cunha no gráfico diário, em que o rompimento da máxima gerará uma oportunidade de correção, basta o trader aguardar que os preços cheguem na região de resistência traçada e apresente um padrão de reversão possibilitando sua entrada. Quando mesmo padrão ocorrer em qualquer outro tempo gráfio a forma de operar será a mesma.
Estamos exemplificando aqui na vendo, mas a mesma situação para compra poderia ser analisada no candle 94, pois a média móvel poderia ser utilizada com região de suporte, uma vez que já tinha ocorrido anteriormente.
Veja que na seta 1 um temos um padrão de reversão na região de resistência, gerando a entrada com stop acima da máxima. O alvo poderia ser 1×1 ou esticar até a mínima do candle 1 que seria a mínima do dia. Ou alongar mais para quem tem o perfil.
Outra entrada, já no dia seguinte, poderia ser na seta 2, podendo ser um topo duplo considerando o dia anterior, e o candle de força vendedora no diário, que falhou e na seta 3, um topo duplo do dia e também uma falha de rompimento do dia.
Conclusão
Veja que em ambos os ativos analisamos o comportamento dos preços e de acordo com o tal, criamos uma hipótese da região em que os preços poderiam gerar uma oportunidade de entrada.
A forma de operação foi definida de acordo com o comportamento lateral dos preços. Onde nesse ambiente, a vantagem está em comprar baixo e vender alto, ou seja, ir contra o fluxo.
Veja o artigo como analisar o comportamento do mercado e também outros artigos do curso para te ajudar entender como estudamos o price action.
Bons estudos!