Como Opear um Mercado Lateral – Estudo do Dia

Saiba como operar um mercado lateral, esse é o nosso estudo do dia. Vamos analisar um dia de mercado lateral. Pernada para cima, pernada para baixo e confusão, um dia normal de mercado lateral. 

Uma lateralidade é um momento de indecisão dos preços, onde não há uma direção definida, ou seja, há uma briga entre touros e ursos para definir um novo ciclo de movimentação. 

Este artigo não se trata de uma recomendação de compra ou venda do ativo. Tem como objetivo apenas, realizar um estudo de price action, compartilhando uma visão operacional. 

Mercado Lateral – Estudo do Dia

Estudo de Dia Lateral no Índice Ibovespa Futuro (WINM23)

Vamos ao estudo do dia do índice Ibovespa Futuro (WINM23), que no dia 31/05/2023 apresentou um comportamento lateral, que possivelmente levou a alguns trades ao stop, por falsas falhas de rompimento. 

As lateralidades por vezes são confusas e exigem maior paciência do trader para se posicionar onde a probabilidade estará mais favorável. Em lateralidades, evite ficar posicionado no meio da lateralidade.

Em estudo do dia sobre o índice Ibovespa Futuro, sinalizamos a possibilidade de uma lateralidade, que se constatou. Embora o dia 30/05/2023, tenha fechado com um candle (72) bem vendedor, ainda fechou dentro da lateralidade.

Figura 1

Veja que a pressão da venda do candle 72, realmente nos induz a acreditar que o mercado fará mais uma esticada para baixo, porém veja que os preços fecham dentro da lateralidade, sendo um ponto a ser observado. 

Como Operar um Mercado Lateral 

Vejamos abaixo como identificar alguns sinais de lateralidade e como o trader deve procurar se posicionar em um mercado lateral. Assim, temo que o mercado abre com um gap de baixa, porém o primeiro candle (seta verde) fecha comprador. 

Figura 2

 Veja que a abertura é abaixo do fundo anterior, porém fechar sinalizando uma falha,na tentativa de reverter, embora o candle 2 tente retomar a queda, logo é rejeita. Perceba que os candles se sobrepõem, assim seguindo até realizar uma tentativa de funda para baixo. 

Temos dois contexto nessa situação, primeiro uma falha de rompimento de fundo, e uma lateralidade mais estreita. Nesta segunda, acredito que fica claro que o trader deve evitar comprar ou vender os sinais de canetas e apenas operar o padrão lateral. 

Na figura fica claro que é uma lateralidade que vem apresentado no dia 31/05/2023. Veja como o candle 13, tentou seguir vendendo o mercado, porém sobre fluxo contrário e deixa uma longa sombra e os preços fecham dentro da região lateral. 

Então, como se posicionar em mercados laterais?

Pelo recorte que vimos, veja que quando o mercado está lateral, os rompimentos falham. Portanto, a vantagem está em ir contra o movimento, ou seja comprar baixo e vender alto na lateralidade.

Nem todos os comportamentos laterais são tão simples e por vezes exigem mais paciência do trader. Atenção: esteja sempre com o plano B ativo, ou seja, seu stop deve ser acionado caso o comportamento. Vejamos abaixo como seguiu o mercado.

Figura 3

Como já falamos temos o candle 13 que deixou uma falha de rompimento, contextualizando a lateralidade. Em seguida, vemos pressão compradora nos preços até o fechamento do gap onde deixa um clande que demonstra que houve realização dos comprados.

Aqui chamo a atenção para a sequência, onde há um novo candle (18) que tenta fugir da região, porém é rejeitado por um candle vendedor. Um padrão de candle de venda ou reversão. Mas não recomendaria venda nesse contexto, embora vimos que deu certo.

E porque não é recomendado a venda?

Embora um padrão de venda, nesse contexto, veja que vender não é recomendado por dois motivos: primeiro é a pressão compradora, evitando vender na primeira tentativa e a segunda é que os preços já estão próximos à região de meio de lateralidade. 

E já sabemos que em mercados laterais, a região de meio não é recomendado para o trade se posicionar em mercado laterais. É a região onde não há vantagem probabilística ao trader.

Novas Entradas para se Posicionar no Mercado Lateral

Vejamos abaixo outras entradas possíveis. O que vimos até o momento, foi um mercado mais favorável para ordens apregoadas. Observe a seta 1, da figura abaixo onde o mercado volta para a região de resistência, o trader pode apregoar uma ordem, ainda com a premissa de um mercado lateral, que se confirma. 

Figura 4

Outra entrada que temos na figura acima é sinalizada na seta 2, onde é possível observar uma cunha e mais uma vez uma falha de rompimento. Dessa vez o trade pode utilizar além do padrão da cunha o candle de sinal de entrada – 53. 

Temos novamente mais pressão compradora e nova tentativa de rompimento do mercado. Nessa situação temos 04 opções de entrada: na seta 03 e 04, por ordens apregoadas e na seta 5, por padrão de candle. Esta podendo ser evitada devido à pressão, tendo como segunda entrada na seta 6. 

Veja que o range expande, porém o mercado demonstra falha de rompimento com probabilidade de permanecer lateral. E a venda, mesmo na seta 5 ou 6, está mais distante na região de meio. 

Importante Fixar Isso

Importante que se tenha em mente, e vale a pena reforçar, que em mercados laterais a vantagem para o trade estará sempre em procurar vender alto e comprar baixo

Nas regiões de meio, o trader fica mau posicionado exposto a movimentação e com o stop, desproporcional ou indevido.

Outro ponto a ser levantado é que a forma de operar, seja por ordem apregoada ou com padrões de candle, vai depender da análise do trader em relação à distância do meio e da amplitude do range.

Veja em curso gratuito de price action para aprender a ler o comportamento dos preços e como se posicionar no mercado. Veja também outros artigos do estudo do dia

Bons estudos e bons trades!

Scroll to Top