Vamos estudar tendência no day trade, nosso estudo do dia será no Ìndice Futuro (WINM23). Vamos ver que não se pode ir contra uma tendência forte e em comportamentos como esse a vantagem probabilística está em estar a favor da tendência.
Provavelmente você já ouviu o ditado do mercado “The trends is your friends”, ou no português, “A tendência é sua amiga”. No dia 06/06/2023, claramente foi um exemplo prático. Vamos começar uma análise mais ampla e realizar o estudo intraday.
Vale lembrar sempre que este artigo não se trata de uma recomendação de compra ou venda do ativo. Tem como objetivo apenas realizar o estudo de price action, procurando identificar os padrões de comportamento através da ação do preço.
Estudo do Índice Futuro (WINM23) no Gráfico Diário
Em artigo do estudo do dia anterior sobre o índice futuro, sinalizamos sobre uma possível lateralização no índice e que o trader deveria aguardar um rompimento para um dos lados.
Se observamos, o gráfico diário deixou um padrão de bandeira que foi rompido gerando mais pressão compradora. Veja que a análise do preço é dinâmica, e que uma premissa pode mudar em apenas um candle.
Veja o candle 72 tenta reverter o mercado, porém sem sucesso, e após um dia lateral (candle 73), o mercado demonstra mais ímpeto comprador, demonstrado no candle 74, com continuidade no candle 75, que rompe a região lateral.
Outro ponto que vale observar é o candle 76, que embora tenha fechado um doji, que informamos que indica lateralidade, veja que nesse contexto, o candle que em algum momento do dia foi bem vendedor fechou com rejeição da venda, indicando possível continuidade na compra.
Embora, este estudo tenha sido realizado no gráfico diário, não é diferente estudar o comportamento no day trade ou qualquer tempo gráfico. O estudo da ação do comportamento do preço também é o mesmo em qualquer ativo.
Por quê não vender o candle 72 e comprar o candle 74?
Veja que o candle 72, embora bem vendedor, fecha dentro da lateralidade e na média móvel (21 períodos exponencial) e obviamente está contra uma tendência que vem demonstrando pressão compradora.
Já compra o candle 74, é estar a favor da tendência, embora alto na lateralidade. Corroborando a compra há o padrão de bandeira.
Veja que não há uma obrigação de comprar ou vender em ponto A ou ponto B. O trader deve fazer o que acha mais confortável para seu psicológico. Se o mais confortável é aguardar o rompimento que assim o faça.
O importante é enxergar o comportamento e evitar entradas ruins. Ou seja, nesse contexto, com o padrão aparente, vender de forma apregoada nesse ambiente não é o ideal. Saiba que tudo bem errar, mas não deixe de stopar se perceber que está errado.
“No mercado só não erra quem não opera!”. Mais um ditado conhecido.
Operando Tendência no Day Trade
Vamos estudar os candles 75 e 77, que claramente foram dias de tendência, porém com características claras de uma tendência. Vamos estudar a tendência no day trade no gráfico de 5 min.
Vamos começar pelo candle 75 do dia 02/06/2023
Veja que o dia abre em gap de alta, demonstrando força compradora, após o fechamento do candle 74 (ver figura 1 acima). Para quem já estava com a compra na cabeça, o candle 1 dá o tom do dia temos uma dia de tendência no day trade.
O stop mais arrojado seria na mínima do próprio candle 1 e o stop técnico, no fundo anterior, ou caso o mercado venha abaixo da média móvel. Ajuste o stop de acordo com o seu alvo e com o seu gerenciamento de risco.
Veja na seta 1 que o mercado corrige e falha, gerando uma entrada na barra seguinte ou no fechamento dela acreditando na falha e na continuidade da alta (sendo uma entrada mais agressiva).
Temos mais fluxo comprador nos candles seguinte, demonstrando pressão compradora. Se você já viu o artigo sobre pressão e tendência, identificou que um canal estreito, e sabe que nesse padrão de comportamento as primeiras correções tendem a falhar.
Sendo assim, o candle sinalizado pela seta 2, nos informa a continuidade da alta e falha na tentativa de correção do candle 10. A entrada mais agressiva, seria no fechamento do candle 10 ou na perda da mínima dela.
Nesse ponto temos uma alargamento do canal como desenhado na figura. E uma vez identificado o comportamento do canal, aguarda correções para entradas a favor da tendência é a melhor forma de se posicionar.
Cunha, Topo Duplo e Lateralização
Veja que na seja 4 é a mesma situação, ou compra na correção, ou aguarda um sinal. Essa, falhou e o mercado corrige mais profundamente. Uma possibilidade, de filtrar, para ter mais cautela é considerar que é um terceira puxada, ou um padrão de cunha, que poderia levar o mercado a uma correção maior.
No estudo da tendência do candle 77, vamos observar já uma falha na correção após a 3ª puxada. Demonstrando uma força mais comprada ainda. Voltando para o candle 75, vemos a seguir a formação de um topo duplo, e mesmo assim a volta da força compradora.
Veja que fica claro a quebra da linha de tendência do canal, uma correção também em canal até o teste de média móvel, que estava distante e o teste de resistência do topo, deixando um padrão de reversão, não tão convincente, mas um padrão de reversão.
Os dois candles seguintes dão mais confiabilidade na reversão, sendo uma entrada mais conservadora, na venda. O que temos em seguida é que o topo duplo não cumpre seu alvo, revertendo o mercado e o mesmo termina o dia lateral, porém próximo das máximas.
Vamos ao estudo do candle 77 do dia 06/06/2023
Vimos na figura 1 acima, que o candle 76 foi um doji, porém o mercado voltou a fechar alto próximo das máximas, gerando uma expectativa de mais alta. Assim o candle 1 do dia 06/06/2023 também dá o tom da tendência no day trade para o dia.
Se voltar a figura 1, vemos no candle 76 um doji no gráfico diário, assim o rompimento da máxima poderia impulsionar mais fluxo comprador. Mas vamos focar no comportamento do dia 06/06/2023.
Assim começamos a observar que o preços após o impulso comprador do primeiro candle, começar a entrar com comportamento de canal, e as correções começam a falhar. Outro ponto a observar é que os preços se mantêm acima da média móvel de 21 períodos exponencial.
O candle 6 (seta 2) pode ser passível de entrada se analisarmos somente a pressão da perna que o objetivo deste artigo. Mas alguns candles, fica constatado o comportamento de canal, portanto acredito que o candle 16 (seta 3) é uma entrada mais confortável, pois reafirma a falha da venda e reafirma o canal.
Outra análise que se pode associar, e confesso que só observe depois ao final do pregão ao rever o mercado para estudar o dia, é que temos uma pequena cunha também. Veja demonstrado na figura abaixo.
Veja que mesmo dentro de um comportamento é possível encontrar micro-padrões que podem te ajudar a corroborar sua tomada de decisão. E lembre-se, se constatar que está errado, acione o stop loss.
Conclusão: Veja Porque o Contexto é Importante
Todo o contexto do comportamento dos preços é importante, pois é preciso observar como está se deslocando e para que lado está sofrendo mais pressão. Assim, vimos que o mercado estava em comportamento de canal e com pressão compradora.
E no decorrer do descolamento os preços formaram uma cunha, que pode ser um padrão de reversão. Porém, observe que o mercado não consegue corrigir mais que um candle ou dois candles vendedores e permanece longe da média móvel.
Você pode até vender, mas tem ficar esperto para reconhecer que está errado e acionar o stop. Veja como de fato falha a correção e os preços voltam a retomar a pressão compradora.
Ou aguarda uma correção até a média para um entrada, ou entra nos candle que demonstra pressão compradora. Acredito que o candle 40 (seta 1) é o que sinaliza claramente que o mercado permanece comprador. Veja ele engolfa o candle anterior a favor da tendência, revertendo a correção.
Veja que o dia foi totalmente de touros (figura 7 abaixo). Embora, os preços tenham demonstrado nova cunha, que dessa vez até andou mais, no contexto geral, foi mais uma correção lateral para retomada da alta.
Veja que não faz sentido brigar contra a tendência. Segui-lá é muito mais lucrativo, tranquilo e assertivo.