Vamos analisar as ações da 3R Petroleum (RRRP3), uma empresa brasileira de exploração e produção de petróleo e gás natural. A empresa concentra suas atividades principalmente em campos maduros de petróleo onshore no Brasil.
O foco é na revitalização desses ativos para aumentar a produção de forma eficiente e sustentável. O objetivo da empresa é adquirir campos de petróleo subaproveitados ou em declínio de grandes empresas de energia, aplicando técnicas modernas de produção.
Importante ressaltar que este artigo não é uma recomendação de compra ou venda do ativo. Simplesmente tem como objetivo realizar um estudo de price action e compartilhar conhecimentos.
Análise de Contexto das Ações da 3R Petroleum (RRRP3)
A empresa é uma novata na B3, pois realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 2020. A partir daí, suas ações sob código RRRP3 passaram a ser negociadas no mercado financeiro.
Após o primeiro dia de negociação, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) engataram em tendência alta, atingindo aproximadamente uma valorização de aproximadamente 150%. Claramente, um movimento que entrou em euforia de mercado.
Em momentos de euforia que chegar atrasado perde a festa! Por esse motivo é importante aprender a ler os preços. Compreender o comportamento irá te ajudar a ser mais assertivo no mercado, não significa que você estará imune a erros.
Veja na figura 1 acima, no gráfico diário que a ação entrou em clara tendência de alta. Se você já leu alguns de nossos artigos, saberá identificar padrões nessa perna de alta que possibilitaria entrada a favor da tendência, mesmo identificando a euforia.
Porém não vamos adentrar nesse assunto, pois nosso foco é realizar um estudo mais amplo do ativo. Veja nosso curso gratuito de price action para entender mais.
Após todo esse momento de euforia, as ações da 3R Petroleum entram em lateralização bem ampla e é esse estudo que queremos focar aqui!
Lateralização das Ações da 3R Petroleum (RRRP3)
Sempre pregamos a importância do trade operar de acordo com o padrão de comportamento de mercado ou padrão gráfico. Ou seja, analisar a ação do preço para tomar a decisão.
Uma lateralização trata-se de uma momento de indecisão de mercado, seja essa indecisão em ranges curtos ou amplos. No caso da RRRP3 vamos chamar a atenção para a grande lateralização em que entrou a ação da 3r Petroleum e como identificar esse padrão evitaria o trade de entrar em uma armadilha.
Lateralização de preço são momentos de indecisão de mercado e também podem ser considerados uma correção. É um momento em que os preços atuam dentro de um determinado range, seja ele estreito ou mais amplo.
Em teoria os preços permanecerão nessa inércia lateral até que haja pressão para tirá-lo da região, seja simplesmente para expansão do range, para a continuidade da tendência ou reversão.
Vamos estudar abaixo a ação da 3R Petroleum (RRRP3) no gráfico semanal, para exemplificar o comportamento lateral do ativo e como o trade poderia se posicionar diante desse padrão.
Veja na figura 2 acima que há uma região de resistência bem definida e uma região de suporte também bem definida. Está praticamente um padrão de retângulo “de livro”, para usar um termo ilustrativo da figura em questão.
Assim temos a região 1, onde há 03 topos, e uma região lateral também, percebeu isso? Rompida para baixo e testando novamente o topo na região 2. Veja que nessa volta, o trader se atenta para uma possível forma de topo duplo, acreditando na venda.
Para quem vendeu, o mercado mostrou que estava certo; porém, o topo duplo não se confirma, e o mercado volta novamente ao topo. Aí já está posto o comportamento lateral e o trade que identificou isso, não caiu na armadilha de comprar alto na região lateral.
Acredito que fica claro, que em regiões laterais a vantagem para o trader está em ir contra ao movimento, ou seja, vender alto e comprar baixo.
Nem todos se sentem confortáveis em operar regiões laterais, e tudo bem! Mas acredito que fica comprovado aqui que entender o comportamento do preço possibilita ao trader saber como se posicionar ou se manter fora do mercado.
Veja a região 6 de fundo, já que estava firmado a lateralização, o trader não venderia baixo nessa região, mas sim poderia especular uma compra.
O tempo gráfico não importa!
Faça o seguinte exercício mental: se eu não informasse o ativo e nem o tempo gráfico, você saberia dizer qual o tempo gráfico e o ativo? A resposta é um sonoro não!
Inclusive em artigos do curso gratuito de price action, disponibilizado neste blog, propositadamente em exemplos que utilizamos para estudo, não informamos nem o ativo, tão menos o tempo gráfico.
O que quero reforçar com isso é que, seja lá o tempo gráfico que se está operando, os comportamentos se repetem e a forma de operar é a mesma. Isso talvez mude seu jogo no day trade.
Sugerimos que coloque o gráfico no tempo diário, a região lateral será ampla, pois o range é grande, e você observará as oportunidades nas regiões extremas, assim como identificará pernas de tendências na região e outros padrões.
Veja quanto menor o tempo gráfico mais oportunidades o observará, ou mais ciclos de comportamento dos preços aparecerão diante de seu olhos. Fique atento ao comportamento e tente operar de acordo para melhorar sua assertividade.
Para Onde Vai a Ação da 3R Petroleum (RRRP3)?
A ação permanece em região lateral, ou seja, indecisão dos preços. Assim, a premissa inicial que se manterá ainda lateral.
Veja novamente na figura que repetimos abaixo, que os preços estão baixos na lateralidade e estão em uma lateralidade menor, em comparação com o range total.
Estudamos o price action para tomarmos decisões com base no comportamento do preço e este nos diz que o comportamento atual é lateral. Assim a posição é comprar baixo e vender alto, até que esse ciclo mude.
Lembre-se que o stop serve para te proteger e estancar a sangria quando o mercado mostra que você está errado e o ciclo mudou.
Bons traders e bons estudos!