Ações da Americanas (Amer3) – Estudo do Dia

As ações da da Americanas (AMER3) é o nosso alvo do estudo do dia. A Americanas protagonizou um dos maiores escândalos de corrupção do mercado financeiro. Foram 20 bilhões de “incosistência” contábil e mais 20 bilhões de dívida com credores. 

Embora aqui olhamos apenas o gráfico, notícias impactantes que podem ou geram volatilidade no ativo são importantes para o trader para ser mais cauteloso e se proteger de movimentos muito voláteis.

Porém o caso em questão é impossível saber antes, mas é possível ler o gráfico e observar a tendência. Vamos analisar o gráfico da AMER3 para ler como vinha se comportando o papel.

Americanas (AMER3) – Estudo do dia

Contexto do Setor de Varejo

Vamos fugir um pouco dos gráficos e fazer uma análise de macro. Assim, temos que os papéis do setor de varejo voltaram a apanhar bastante após a recuperação em V, passo o pânico da pandemia. 

Também sabemos que o setor de varejo reage muito rapidamente, seja recuperação da economia, seja uma crise ou instabilidade. Então é importante o trader ou investidor estar ciente que está operando um papel com probabilidade de alta volatilidade. 

Uma vez ciente que o setor proporciona volatilidade, ou seja, possibilidade de lucros maiores e também riscos maiores. 

As Ações da Americanas (Amer3) e o Poder da Tendência

Em março de 2020, os mercados do mundo entraram em pânico. A B3 sofreu inéditos 8 circuits breaks em menos de 30 dias. Foram dias de turbulência que levaram a grandes perdas de valores dos papéis das empresas.

Não foi diferente com as ações da Americanas (AMER3), que após o pânico voltou ao topo anterior e chegou a esticar mais ainda. Porém, após atingir novas máximas, o papel começou a demonstrar fraqueza e inversão de tendência.

Veja no gráfico abaixo, que a ação da AMER3 (gráfico semanal) faz uma correção em forma de canal. Nessa correção o papel desvaloriza aproximadamente 50%, tenta retomar a alta. Observe que há a primeira falha de continuidade da alta (seta 1).

Figura 1 – AMER3 -Semanal

Temos em seguida a quebra de uma importante linha de tendência, e novamente uma falha da tentativa de reversão. Demonstrando a predominância dos ursos, que até então estão ganhando dinheiro na ponta vendida do papel (seta 2).

O papel vem se mantendo abaixo da média móvel, e após a segunda falha de reversão, o papel acelera a queda perdendo o fundo deixado após a crise da COVID-19 em 2020. Veja a falha da primeira tentativa de correção, AMER3 só demonstrou força vendedora.

Se olhar o gráfico diário, foi possível realizar trade especulativo na compra, contra a tendência, mas olhando o contexto geral o papel deixava claro a força vendedora predominante. 

Mais pressão vendedora…

Na figura abaixo, observe que o papel da AMER3, após perder o fundo importante, faz pull back e mantém-se em lateralidade. Veja como as ações ainda que em ciclo lateral se mantém abaixo da média móvel (seta 1) e acelera novamente a perna de baixa.

Figura 2 – AMER3 -Semanal

Para os grafistas, com base na análise do gráfico que estamos realizando, a força vendedora está clara e não sinais se uma reversão ou força compradora. O mais prudente seria atuar na ponta vendida do papel.

Veja que após a nova perna de baixa, a ação tenta realizar nova correção, faz 3 puxadas (ou uma cunha) e novamente falha e retoma a pressão vendedora (seta 2).

 A Fraude da Americanas

Obviamente esse artigo não é uma crítica a quem comprou ou estava comprado nos papéis da Americana. O objetivo é apenas realizar um estudo de price action e chamar a atenção para a importância que estar a favor da tendência a probabilidade de acerto é maior. 

A divulgação de um fato relevante como o de “inconsistência contábil” na proporção de 20 bilhões pega qualquer investidor de surpresa. É nesse ponto que há falha dos órgãos como  CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que deveriam proteger o investidor de fraudes como a que ocorreu. 

Os controladores da Americanas se beneficiam indevidamente dos dividendos distribuídos pela empresa durante todo o tempo em que a fraude contábil era realizada na empresa. Havendo justiça, deveriam ser investigados e os pequenos investidores ressarcidos.

Veja o que ocorreu com o papel da AMER3 após divulgação do fato. Ao lado esquerdo o gráfico semanal e ao lado direito o gráfico diário. Veja o gap em que abre a ação, sem chances para qualquer investidor tomar alguma atitude para sair do papel.

Figura 3 – AMER3 -Semanal e Diário

Após toda a divulgação da fraude e passada toda a turbulência que deu alta volatilidade a ação, AMER3 está em lateralidade e sendo cotada próximo a R$ 1,00. 

O Que Fazer no Papel da Americanas (Amer3)

O papel está claramente em lateralização, não havendo sinais gráficos nesse momento de recuperação.

A empresa está em recuperação judicial e há processos em andamento, o que eleva as incertezas. Qual compra nesse momento é meramente uma aposta.

Para os pequenos investidores que foram prejudicados, esperamos que a lei e os órgão reguladores, tomem alguma providência.

Aprenda mais sobre price action em nosso curso gratuito e em nosso estudo do dia.

Scroll to Top