Ações da Magazine Luiza (MGLU3), Onde Vai Parar?

Até onde vão cair as ações da grande Varejista Magazine Luiza (Mglu3)? Vamos realizar um estudo de comportamento dos preços do ativo com base no price action e tentar entender os riscos envolvidos do papel, nesse momento. 

Quem acompanhou o pânico dos mercados durante a pandemia, viu o quanto as ações perderam valor rapidamente, mas também foi possível perceber a rápida recuperação especulativa dos preços. Contudo, após a calmaria, alguns setores sofreram mais que outros.

Indiscutivelmente o setor de varejo tem sentido bastante, tanto na economia real quanto nos preços de suas ações. As principais varejistas sofreram grandes desvalorizações após a retomada de preços que ocorreu ainda em 2020. 

Magazine Luiza – Estudo do Dia

Contexto Atual das Ações da Magazine Luiza (Mglu3)

 É sabido que o setor de varejo é muito volátil, pois caracteristicamente reflete muito rapidamente os efeitos da economia, seja positivamente ou negativamente. O fato é que desde 2020 o mundo enfrenta dificuldades na economia, e os preços do ativo Mglu3 refletem isso.

Vejamos como está o comportamento atual dos preços das ações da varejista Magazine Luiza no gráfico semanal abaixo.

Figura 01

Veja que após uma recuperação especulativa dos preços, as ações da Magazine Luiza (Mglu3) entram em forte tendência de baixa. Veja como as tentativas de correção falham setas 1 e 2) e vale salientar a lateralização que ocorre na região da seta 2.

Outra situação é observar como os preços se mantêm abaixo da média, assim lateralização que ocorre na região da seta 2 é uma correção, e vemos a formação de um canal de baixa, um padrão claro de tendência.

Na seta 3 temos a tentativa do rompimento do canal, com uma correção, o que sinalizou uma tentativa de reversão dos preços, porém houve mais uma lateralização em triângulo, sendo rompido para baixo, seguindo a tendência de baixa levando os preços a alvo mais baixos.

Se projetarmos a amplitude do triângulo para baixo temos alvo na região de R$ 1,00, conforme demonstrado na figura abaixo. Atualmente os preços do ativo estão na região de preços de dezembro/2017.

Figura 02

Predominantemente os preços estão em forte tendência de baixa, assim é importante saber que nesse contexto, comprar é colocar o capital em alto risco de desvalorização, ao menos no curto prazo, principalmente nesses níveis de preço.

Tecnicamente, para se especular na compra, o ideal é aguardar algum padrão que demonstre alguma probabilidade de reversão. O rompimento do canal e a formação de fundo duplo com vimos na seta 3 é um bom exemplo, embora tenha falhado.

Maior o Risco Maior o Ganho

Eis uma máxima muito conhecida, que é a relação proporcional de risco e ganho: quanto maior o risco assumido, maior o ganho. Em caso de prejuízo, o risco também é diretamente proporcional. 

Assumir uma compra na ações da Magazine Luiza (Mglu3), nesses níveis de preços, é altamente especulativo, principalmente pelo fato de ainda não haver um sinal de reversão nos preços. 

Ainda que haja sinal de reversão, qualquer variação de preço representa alto percentual de desvalorização ou valorização do capital investido. Assim, é de fundamental importância que se tenha total conhecimento dos riscos assumidos. 

Vislumbrando a alta possibilidade de ganhos futuros, ou não, a região de preço próximo de R$ 1,00 ou abaixo é interessante, pela possibilidade de arriscar baixo capital e obter boa rentabilidade com a possível valorização futura das ações. 

Assim, ao identificar uma oportunidade de entrada no papel, e caso decida assumir o risco, procure arriscar somente o capital que acredita que seja possível perder sem que afete suas finanças. Lembre-se que o mercado traz riscos, assim nunca arrisque tudo em um só tacada.

Conclusão

Vimos que a conjuntura atual não está favorável para setor varejista devido a situação econômica, pois é um setor que reflete muito rapidamente aos efeitos econômicos, sendo um setor muito volátil. 

No estudo de comportamento dos preços das ações da Magazine Luiza (Mglu3) observamos a forte tendência de baixa que provocou uma grande desvalorização dos preços do ativo. Também vimos que a tentativa de reversão dos preços falhou, seguindo em mais queda dos preços.

É importante ter conhecimento dos riscos de perdas envolvidos ao decidir assumir maiores riscos, principalmente ao se posicionar comprado em um ativo nesses níveis de preço com forte desvalorização.

Como ressaltado, é prudente aguardar um padrão que sinalize alguma probabilidade de tentativa de reversão para que o trader assuma uma posição contra a tendência com uma melhor probabilidade para reversão do papel. 

O conhecimento é uma ferramenta muito importante para permitir ao trader tomar decisões com consciência dos riscos e possibilidades de perda e ganhos. 

Bons trades!

Scroll to Top